O conceito de intertextualidade
Resenha: O conceito de intertextualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbarafac • 30/3/2014 • Resenha • 236 Palavras (1 Páginas) • 500 Visualizações
Texto e Intertextualidade
Concepção de intertextualidade
A intertextualidade é um dos grandes temas a que se tem dedicado a Linguística Textual.
Por essa razão, há diversos estudos e pesquisas voltados ao tratamento do assunto.
Particularmente, neste capítulo, trataremos da noção de intertextualidade com base em etudos realizados por Koch(1991,1994,1997a,1997b,2004).
Para começar o que é intertextualidade?
Esta questão exige de nossa parte que levemos em conta duas outras perguntas:
Quantas vezes, no processo de escrita, constiuímos um texto recorrendo aoutro(s) texto(s)?
Um bom exemplo disso é o texto E agora, José no texto podemos facilmente perceber a intertextualidade, quando o autor recorre a outros textos.
No texto-E agora José podemos facilmente perceber a intertextualidade,quando o autor recorre a outros textos, com explicação da fonte.
Entretanto, nem sempre a intertextualidade se constiui de forma desvelada.No caso de nosso exemplo, além dos textos cujas fontes foram reveladas, a produção escrita tem como origem um outro texto sem a fonte explicitada, porque o autor presupõe ser do conhecimentodo leitor.O próprio título-E agora José?-é para nós uma grande pista.Quem naõ conhece o texto de Drummond com este título? Vamos recordar a poesia do autor e depois verificar a produção do Frei Betto o fenômeno da intertextualidade.
claro que em sua produção, foi possível a Frei Betto recorrer a outros textos, se considerarmos que todo dizer remete sempre a outro(s) dizer(es) ou, como afirma Bakhttin(
1992:291), que "cada enunciado é um elo da cadeia muito complexa de outros enunciados".
Assim, identificar a presença de outo(s)
...