O conceito de psicologia
Ensaio: O conceito de psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hollandaneto • 5/9/2014 • Ensaio • 741 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
01- Conceito de Psicologia envolve um conjunto de funções que se distingue em 3 grandes vias : ativa/efetiva/intelectiva.
R: Ativa: (movimentos, instintos, habito vontade, liberdade, tendência e inconscientes).
Afetiva: (prazer, dor, emoção, sentimento, paixão e amor)
Intelectiva: (sensação, percepção, imaginação, memória, ideia, associação de ideias).
02- Em que consiste o desenvolvimento psicológico?
R: Consiste na formação gradativa de síntese mentais. Estas sínteses expressam-se no nosso modo de ser e de agir que juntamente com nossas características herdada constituem a personalidade.
03- Dê exemplo de situações de interesse da psicologia no ambiente em que vivemos.
R: A psicologia interessa-se ainda pelo ambiente em que vivemos, pela arquitetura de nossa casa, pela organização de nossa cidade, (vida comunitária, trânsito, ruídos e violência), por nosso desempenho na escola, pelo modo como os professores desenvolvem suas tarefas, pela nossa escolha profissional, pelo nosso relacionamento com a nossa família e com os amigos, pela nossa adaptação e satisfação profissional, pela escolha de nossos parceiros afetivos (namoro, casamento, divorcio, relacionamento com os filhos) e pelos nossos desapontamentos e frustrações.
04- Campo de aplicabilidade da psicologia.
R: O campo é muito vasto, inclui atividades consagradas como a Psicologia clinica, escolar, atividades em pesquisa básica, como o estudo dos processos psiconeurologico e memoria e um enorme conjunto de possibilidades aplicadas e de pesquisas que inclui, matemática, física, informática, engenharia, enfermangem, trânsito, ecologia, psicofísica, genética, administração, comunidade, sociologia, antropologia, educação e marketing.
05- O entendimento do vasto campo da psicologia é a distinção da via cognitiva, efetiva e conativa. Explique.
R: De um lado o interesse em saber o que é o nosso intelecto, isto é, a nossa capacidade de conhecer (via cognitiva). Do outro o interesse em sabe porque somos diferentes uns dos outros e respondemos de modos diferentes as influências ambientais (via afetiva e conativa).
06- O que se exige para que o conhecimento seja cientifico? E quanto à definição da psicologia como explicar a amplitude e diversidade?
R: Requer porém um objeto de estudo especifico. Assim a ciência tem como característica fundamental a delimitação de seu objeto de estudo. Nesse sentido a definição da Psicologia como ciência humana é bastante ampla e não da conta da sua especificidade e nem da sua identidade.
07- Segundo Bock, que problemas enfrenta a Psicologia quanto a indefinição do seu objeto de estudo?
• Pelo fato de este campo de conhecimento ter se constituído como área do conhecimento cientifico, não teve tempo suficiente de apresentar teorias acabadas e definitivas quer permitam precisar ser o objeto de estudo.
• Pelo fato de o cientista (pesquisador) se confundir com o objeto (fenômeno a ser pesquisado) fazendo com que a pesquisa seja contaminada uma vez que o pesquisador está inserido na categoria pesquisado (objeto) influenciando o resultado da pesquisa de acordo com suas concepções a cerca do fenômeno.
• Pelo fato de os fenômenos psicológicos serem diversos (memória, atenção, inteligência, consciência, representação, linguagem, comportamento, criatividade, entre outros...)
...