O currículo
Tese: O currículo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felippemagarao • 16/11/2014 • Tese • 908 Palavras (4 Páginas) • 252 Visualizações
AD 1 – Currículo
CEDERJ – UNIRIO
Pedagogia Licenciatura
Nome: Jorge Felippe Leal Magarão
Pólo: Saquarema
8º Período
Matrícula: 20081608668
Resposta AD 1 – Currículo
1 – Segundo Pérez Gómez (1998), uma visão tradicional do ensino, centra o conhecimento nos conteúdos disciplinares e não nas habilidades ou interesses dos alunos dificulta a aquisição do conhecimento, pois exige esquemas de compreensão que os alunos ainda não possuem e por estarem isolados das realidades dos alunos. Ao superar essa visão tradicional, o ensino é visto como o treinamento de habilidade ou um meio para promover o desenvolvimento natural. Dessa forma, o ensino perde o foco nos conteúdos específicos e dirige-se ao treinamento de habilidades, como ler, escrever, calcular, avaliar, resolver problemas, porém isso não relaciona a formação de capacidades com o contexto cultural em que estas habilidades e tarefas se tornam significativas.
O desenvolvimento natural fundamenta-se no respeito ao desenvolvimento espontâneo da criança e, embora esta perspectiva reforce a idéia de considerar a especificidade da criança, falha por ser demasiado idealista, pois o desenvolvimento individual priorizado é condicionado pela cultura e pelas interações com indivíduos, com o mundo físico e simbólico e pelas desigualdades sociais, econômicas e culturais. Baseado em uma perspectiva que retoma a interação entre o desenvolvimento biológico e o desenvolvimento físico, social e cultural, Pérez define o ensino como um processo que facilita a transformação permanente do pensamento, atitudes, comportamentos dos alunos, permitindo que eles comparem suas experiências com as disciplinas cientificas, artísticas e especulativas, estimulando a experimentação na realidade (PÉREZ GÓMEZ, 1998)
2 – A idéia de racionalização do currículo tradicional é baseada no processo de industrialização no início do século passado, onde se buscava uma maior produtividade por meio do gerenciamento dos processos de produção. Baseado na necessidade ter uma escola que atendesse as necessidades da época, o currículo escolar buscou inspiração na administração cientifica.
A principal obra sobre administração cientifica pertence à Frederick Winslow Taylor, que possui o objetivo principal em obter a eficiência e a eficácia operacional. Para Taylor, os princípios da administração se aplicam a qualquer área. O currículo tradicional seguiu esta compreensão, ensinar consiste em preparar para o trabalho eficiente. Esses métodos consistem em atender a vários alunos, em tempos e com processos padronizados, construídos através da observação do desempenho escolar médio. A intenção do currículo passou a ser subserviente às demandas do mercado, com o objetivo de preparar trabalhadores ou dirigentes para a sociedade.
3 – O conceito Ideologia tem sua formulação na obra de Althusser, A ideologia e os aparelhos ideológicos de estado. Este conceito se liga ao conceito de relações de poder. Dentro da escola, essas relações de poder estão expressas não apenas nos conteúdos, mas também na linguagem por meio da qual os conteúdos são aprendidos. Na perspectiva critica, o currículo é visto como uma questão de poder, “que forças fazem com que o currículo oficial seja hegemônico e que forças fazem com que esse currículo aja para produzir identidades sociais que ajudam a prolongar as relações de poder existentes” (MOREIRA & SILVA, 2008 p. 29-30). Segundo Moreira e Silva (2008), a ideologia não
...