O pensamento de Jean Piaget1
Trabalho acadêmico: O pensamento de Jean Piaget1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nely72Jesus • 1/9/2013 • Trabalho acadêmico • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 321 Visualizações
O pensamento de Jean Piaget1
Em nossos encontros anteriores, analisamos algumas metodologias adequadas para o trabalho com matemática na Educação Infantil. Lembramos de que nessa fase de ensino, é primordial que o professor conheça e respeite as características de cada fase de desenvolvimento do aluno. Somente a partir desse conhecimento, é que o professor da Educação Infantil pode proporcionar aos seus alunos atividades que os auxiliem na construção do conhecimento lógico-matemático.
A construção do conhecimento lógico-matemático, nessa fase, irá subsidiar a aprendizagem futura dos alunos em matemática, ou seja, essa fase, quando bem trabalhada pelo professor, constitui um alicerce que sustentará o desempenho subsequente dos outros níveis de ensino.
Como vimos durante as aulas, a criatividade do professor, aliada ao conhecimento teórico, é o diferencial que pode garantir aos alunos o acesso a uma escolha de qualidade, almejada por todos os profissionais comprometidos com a Educação.
Por isso, o objetivo dessa Web-aula é proporcionar a vocês acesso às discussões acerca das fases de desenvolvimento cognitivo dos alunos na Educação Infantil, complementando alguns aspectos já abordados durante as tele-aulas.
Vamos iniciar conhecendo um pouco mais a respeito das idéias de Piaget. Piaget tinha formação de biólogo. Essa formação influenciou seu trabalho no sentido de procurar as explicações biológicas para o desenvolvimento da inteligência nos sujeitos. Seus estudos estavam baseados na concepção de que os atos biológicos dos seres humanos são atos de adaptação ao meio físico e as atividades mentais dos seres humanos também são atividades biológicas, portanto, submetem-se às mesmas leis que governam a atividade física. Assim, as atividades mentais também buscam a adaptação do sujeito ao meio físico que os ajudam a organizar o ambiente. Nesse processo de organização e adaptação ao ambiente, é que o sujeito desenvolve sua inteligência.
Para refletir:
Esse é um ponto muito importante a ser considerado por nós, professores: Quanto mais diversificadas, desafiadoras e inovadoras forem as atividades que propomos aos nossos alunos, maiores serão as oportunidades de desenvolvimento cognitivo.
Embora Piaget não tenha desenvolvido sua teoria voltada para o processo de ensino e aprendizagem do ponto de vista educacional, foi a partir de sua epistemologia genética, que o construtivismo emergiu como uma tendência pedagógica. Nessa perspectiva, o construtivismo teve uma influência positiva sobre a prática mecânica da matemática, pois o conhecimento é obtido a partir da interação do sujeito com o objeto e o meio.
O construtivismo sofreu críticas, foi se transformando devido à contribuições de outras áreas, ampliando seus pressupostos. Muitas dessas críticas partiram de interpretações equivocadas da Teoria de Piaget, que não era vinculada à Educação. Mas, muitas contribuições foram sendo incorporadas ao construtivismo, chegando a uma forma menos radical.
Nos itens abaixo, você poderá observar os pressupostos básicos que pontuam a tendência pedagógica alicerçada no construtivismo:
• O conhecimento é ativamente construído pelo sujeito e não passivamente recebido do ambiente.
• O vir a conhecer é um processo adaptativo que organiza o mundo experiencial de uma pessoa.
De acordo com esses pressupostos básicos, o professor da Educação Infantil precisa ter uma postura pedagógica que contribua para que a criança, na Educação Infantil, construa conhecimento lógico-matemático. Assim, apresento para vocês, algumas reflexões para análise. São apontamentos necessários para a compreensão do papel do professor e de sua prática pedagógica para o ensino de matemática:
• A criança precisa alfabetizar-se matematicamente. Esse processo de alfabetização é um processo gradativo de construção de noções lógico-matemáticas, que servirão como embasamento para as futuras construções formais desse conhecimento;
• A criança precisa ser respeitada em sua forma de pensar, de registrar e de comunicar seu pensamento. Muitas vezes, a criança expressa seu pensamento de uma forma diferente da do adulto, mas isso não significa que ela esteja errada. Lembre-se: a criança está em fase de construção, de alfabetização matemática;
• Não podemos conceber a matemática como uma construção teórica, sem qualquer relação com a prática social. Ao contrário, nesse processo de alfabetização, a matemática está presente em nosso cotidiano, de muitas formas diferentes. Cabe ao professor, aproveitar essas oportunidades como possibilidades de construção de conhecimento pelo aluno;
• O ensino de matemática deve desenvolver o raciocínio, a criatividade, o espírito crítico, pois aprender matemática é muito mais que manejar fórmulas e fazer cálculos. Em se tratando da Educação Infantil, a experiência, a investigação, a descoberta são os contextos em que devem ser desenvolvidos os conhecimentos matemáticos.
Atividade de fórum:
Diante de toda essa discussão e de tudo que você desenvolveu nessa aula, vá ao fórum e faça a postagem das suas conclusões acerca da questão a seguir:
Tendo em vista os dois pressupostos básicos que pontuam a tendência construtivista, qual deve ser a postura de um professor da Educação Infantil ao planejar as atividades de matemática para seus alunos?
Para saber mais:
Para encerrar a nossa Web-aula, convido vocês para assistirem a um vídeo que conta um pouco da história e o pensamento de Piaget. É um vídeo de qualidade,
...