TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ciência?

Por:   •  24/4/2015  •  Resenha  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 10

O que é ciência?

Conhecimento cientifico e senso comum - as pessoas conhecem certos fatos, mesmo sem terem estudado ciência. Esses conhecimentos são o senso comum. Qualquer pessoa ouviu falar deles e tem condições de explicar porque eles acontecem. Ex: O cristal quebra porque é frágil. Essa é uma explicação de senso comum. Se essa pergunta fosse feita a um físico, a explicação seria mais detalhada, pois seriam baseadas em conhecimentos mais exatos. Ex: O cristal do copo, possui pequenas partículas, ligadas por forças muito fracas. È suficiente um golpe forte para eliminar essa ligação e deixar o copo em pedaços. As características entre o conhecimento cientifico e o senso comum estão relacionadas com a maneira de conhecer e justificar o conhecimento. O conhecimento cientifico é critico, geral, possui explicações exatas e claras e precisa passar por testes, analises, até possuir informações verdadeiras e justificativas, seu caráter metódico é muito importante. enquanto o senso comum busca explicações menos profundas e conhecimentos "avulsos".

Ciência: È normalmente identificada como conjunto de conhecimento cientifico. Considerada como conhecimento, tem relação com métodos e técnicas de descoberta.Considerada uma teoria, tem relação com a lógica e linguística. O cientista recorre a boatos reais para se equipar do conhecimento e as teorias são submetidas a realidade para conferir sua própria validade.

As Ciências: há as ciências humanas: que analisam, estudam, pesquisam fenômenos relacionados ao social, ao homem e sua condição em sociedade, a sociologia, política, antropologia são exemplos. E há as ciências naturais: física, química, biologia que são as ciências da natureza. Ambas essas ciências participam de uma propriedade fundamental. O conhecimento cientifico origina-se nos fatos reais, seja na natureza, homem, sociedade, etc. E a matemática? Ela não lida dos fatos reais, nem com pessoas, forças, relações sociais. Praticamente todos os cientistas acreditam que ela é uma ciência, porém ela não depende da experiência. È uma ferramenta fundamental das deduções e suas sentenças independe da experiência. Embora possam ser aplicadas fora do mundo real. Sua maneira de justificar é com base na demonstração. è um conhecimento de construção conceitual. È critica, sistemática,e é impossível desenvolver a maior parte das ciências sem seu apoio. tudo indica que ela deve ser considerada ciência. Assim, criou uma separação no conjunto de ciências: Ciências abstratas(matemática, lógica) e factuais(naturais e humanas). As ciências abstratas lidam como coisas não concretas, porque não se trabalha com entidades do mundo real, que podem ser perceptíveis através dos sentidos. Trabalham com ideias.

Ciências factuais - As ciências factuais são baseadas nos objetos que compõem a natureza, seja ela humana ou não, em geral, mas que é real. algumas podem ser feitas com base na experiência, embora o cientista não lide diretamente com ela. O cientista factual usa como fonte de conhecimento dados reais(no sentido de perceptuais), eventos do mundo.

Assim, é possível estabelecer diferença entre ciências abstratas e factuais: as ciências factuais(naturais e humanas) esta relacionada a objetos reais, perceptíveis, observação,analise. As ciências abstratas lidam com idéias, abstrações, etc. Usa-se objetos para justificar suas respostas, a dedução. Exemplo: matemática e lógica que possuem sentenças de valor universal e absolutas.

Ciências Factuais(Ciência empírica): As ciências factuais são as ciências cujos objetivos são “fatos”, “fenômenos”, ou situações reais. Há uma a separação entre ciências humanas e naturais. ambas possuem propriedades especificas que mostram que os métodos não são iguais. Porém, elas normalmente se apresentam em conjunto, já que possuem muitos elementos em comum: são reais, independem da mente para existir, possuem características que podemos perceber, mas nem sempre diretamente. O cientista factual não apenas observa os fatos e registros mais tenta reproduzi-los, esse processo chama-se experimentação.

Ciências Humanas - são ciências de caráter social. Relacionadas ao homem, cultura, sociedade, linguagem, comunicação, política. Exemplo: Sociologia, Antropologia, Política, História,etc. Como, junto com as ciências naturais é uma área da ciência factual, é necessário entender o porque foram divididas. A divisão está relacionada pela natureza do que é estudado em cada campo. Exemplo: não há nenhuma ciência natural, que estude, conflitos sociais, grupos étnicos, diretrizes históricas ou outros problemas específicos do homem. O homem é um ser pensante e afetivo, ele possui emoções que interferem em suas decisões, que pode mudar o rumo do mundo e suas atividades são imprevisíveis. O homem não é "passivo' como a luz, energia, universo, ou outras aspectos relacionados a ciência naturais. Todavia apesar de terem contato, essas duas, não são ciências idênticas. Homem não é um mecanismo e não seria correto aplicar as mesmas técnicas aplicadas no estudo da natureza, a ele.

Método Científico - uma das diferenças entre a ciência e outras formas de conhecimento é a organização das afirmações que constituem uma teoria científica, e a possibilidade de justificá-las. Ambas procuram a verdade, mesmo que por diferentes caminhos. Mas, a ciência possui maior empenho em organizar suas verdades, e possui um método. A ciência é um conjunto de procedimentos organizados para relacionar e chegar a resultados.

Visão clássica do método -durante os séculos XIII á XVI, pensava-se que o método natural para as ciências, era a dedução. Assim, havendo uma predominância do conceito lógico de ciência. Porém o filosofo Francis Bacon estimulou a discussão sobre métodos científicos que não eram lógicos, assim a indução surgiu. A indução é o contrário da dedução que parte de conceitos menos gerais, e da mesma generalidade e nunca se poderia tirar uma conclusão geral. A preocupação com o método científico, pela procurar de um método que pudesse alcançar a verdade, se tornou tema dominante na Primeira Guerra Mundial. Foram propostos métodos para construção da ciência. E algumas exigências deveriam ser seguidas: a origem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com