TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é motivação segundo a apostila?

Por:   •  19/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

    O que é motivação segundo a apostila? (Camargo, 2009)

Motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. É importante destacarmos que é a motivação a responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinadas metas.

Preencha o quadro a seguir com as informações da apostila e também da sua experiência de vida:

NOME DA TEORIA

A Teoria da Hierarquia das necessidades

AUTOR

Abraham Maslow

DEFINIÇÕES da APOSTILA

A Teoria da Hierarquia, formulada por Abraham Maslow, pressupõe que “Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmentevocê será infeliz todos os dias de sua vida.”, ou seja, todos nós temos muitas necessidades que competem entre si para serem satisfeitas.

COMO OBSERVO NO MEU TRABALHO (ou em algum estágio, ou em casa ou na igreja, etc...)

NOME DA TEORIA

A Teoria X e a Teoria Y

AUTOR

McGregor

DEFINIÇÕES da APOSTILA

A teoria de McGregor propôs duas visões do ser humano: uma negativa, chamada de Teoria X, e outra positiva, chamada de Teoria Y.

Na Teoria X, os executivos supõem que as pessoas em geral: preferem ser dirigidos; não estão interessados em assumir responsabilidades; desejam, acima de tudo, segurança; e  são motivados pelo dinheiro, e pela ameaça de punição

Na teoria Y, os executivos supõem que os trabalhadores: não são preguiçosos e irresponsáveis por natureza; podem autodirigir-se e serem criativos no trabalho, se forem adequadamente motivados; não são resistentes às necessidades da empresa; têm motivação básica e padrões de comportamento adequados e capacidades para assumir responsabilidades; e aceitam responsabilidades e também as procuram.

COMO OBSERVO NO MEU TRABALHO (ou em algum estágio, ou em casa ou na igreja, etc...)

Neste caso desta teoria no meu local de trabalho observo pesssoas que se encaixam tanto na teoria X como na Y.

Observo que alguns por mais incentivo que são dados não se interessa em desenvolver sem ser dirigidos ou mandados, tem sempre que ser surpevisionados para execultar qualquer serviço.

Observo que existem pessoas que não tem preguissa, sabe e gosta de trabalhar em grupo e assumir responsabilidades quando há um reconhecimento do trabalho execultado.

NOME DA TEORIA

Teoria dos Dois Fatores

AUTOR

Frederick Herzberg

DEFINIÇÕES da APOSTILA

Com base na afirmação de Frederick Herzberg o comportamento humano no trabalho é orientado por dois grupos de fatores:

Fatores Higiênicos: são os definidos pelo contexto que envolve o empregado e que fogem ao seu controle. São exemplos deles:

Salários e Benefícios; Tipo de Chefia; Políticas e Diretrizes Organizacionais.

Fatores Motivacionais: referem-se ao cargo e à natureza da tarefa desempenhada, sendo, portanto, controláveis pelo indivíduo e que devem levar ao reconhecimento e à valorização profissional, culminando com a autorrealização. Esses fatores, quando ótimos, levam à satisfação, mas quando precários, bloqueiam a satisfação.

COMO OBSERVO NO MEU TRABALHO (ou em algum estágio, ou em casa ou na igreja, etc...)

No que refere aos fotores higienico observo em meu ambiente de trabalho que muitos estao insatisfeitos com salarios, com o ambiente de trabalho, pois em muitas das vezes falta material que dificulta realização do trabalho.

No que se refere aos fatores motivacionais observo que o mais agravante é a falta de reconhecimento pelo trabalho prestado por parte do nosso superior o que muitas vezes desmotiva.

NOME DA TEORIA

Teoria das Necessidades

AUTOR

David McClelland

DEFINIÇÕES da APOSTILA

David McClelland identificou fatores nas pessoas que demonstram predisposição para lutar por sucesso. Para ele os níveis de desempenho elevado e de sucesso dos executivos estão correlacionados com uma grande necessidade de realização. McClelland tomou como eixo de sua teoria a necessidade e diante desta visão identificou três delas:

Necessidade de realização (NR): busca pela excelência. Indica a extensão a que uma pessoa quer executar tarefas difíceis e lutar pelo sucesso. Quer obter sucesso e necessita receber frequentemente aprovação positiva. Gosta de trabalhar sozinha ou com outros empreendedores elevados.

Necessidade de associação (NA): o desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis. Querem ser admirados e aceitos por outros, e unem a importância a uma interação pessoal. Tendem a conformar-se às normas de seu grupo de trabalho. Procuram fazer e manter relacionamentos com uma quantidade elevada de confiança e de compreensão mútua. Preferem a cooperação sobre a competição.

 Necessidade de poder (NP): necessidade elevada para o poder pessoal querem dirigir e influenciar outras pessoas. Refere-se também a status, prestígio e posição de influência na sociedade.

COMO OBSERVO NO MEU TRABALHO (ou em algum estágio, ou em casa ou na igreja, etc...)

Lendo alguns textos complementares observei que essas necessidades são necessidades motivadoras para o trabalhador.

Temos pelo menos uma dessas necessidades, no meu caso considero que seja a de associação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (396.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com