O racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças
Por: heidlaura • 13/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.012 Palavras (5 Páginas) • 236 Visualizações
INTRODUÇÃO
O estado de Alagoas é conhecido como o segundo maior estado, mais violento do país, com o aumento da marginalidade, também é destaque na mídia pela baixa qualidade na educação, com alto índice de analfabetismo, alto índice de desemprego, mortalidade infantil, os serviços de saúde um verdadeiro caos. (BASTOS 2018; MAIOR, 2018).
Alagoas região nordeste, um dos estados menores geograficamente sua maior população são de baixa renda, e estes são negros, vividos em condições de vulnerabilidade social, um estado que é o único que não tem políticas publicas estaduais para está população, eu trabalho está em apenas cumprir da lei do âmbito federal nos programas disponibilizado pela federação. (MAIOR, 2018)
Entende-se que o ser humano precisa ter saúde mental, no entanto entendemos que é necessário ter um ambiente que lhe proporcione tais condições para obter qualidade de vida.
O Negro ficou livre da senzala e preso a miséria, pensamos que não é por acaso que se constrói mais presídios do que escolas. Temos o maior números de negros nas prisões, é uma população com maior vulnerabilidade social, um estado, deixando a margem caminhos de destruição e sofrimento, pela falta de oportunidades não disponibilizadas a ocupar espaços que dignifiquem, enalteçam suas vidas.( ALTAVILA,1988)
O racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças.
Vejamos vários tipos de Racismo, a saber:
Racismo Individual: Advindos de atitudes individuais, manifestado por meio de esteriótipos, comportamentos e interesses pessoais.(PORFIRO,2019).
Racismo Institucional: Preconceito advindo de Instituições política, econômica, no qual muitos indivíduos (negros, mulheres, índios) são marginalizados e rejeitados, seja diretamente ou indiretamente. .(PORFIRO,2019).
Racismo Cultural: Ressalta a superioridade entre as culturas existentes, manifestada segundo crenças, religião, costumes, línguas, dentre outras. Esse tipo de racismo pode incluir elementos do racismo institucional e individual.
Racismo Primário: Fenômeno emocional e psicossocial manifestado sem justificativa. Assim, o etnocentrismo é considerado um racismo secundário, enquanto o racismo terciário é o preconceito baseado em teorias científicas.
Racismo Comunitarista (Diferencialista): Baseado no conceito de que raça não é natureza, mas cultura ou etnia. Esse tipo de racismo configura o preconceito contemporâneo (anti-racismo) manifestado de acordo com as diferenças existentes. Por esse motivo, hoje temas como identidade cultural, comunidade, nação reforçam o racismo comunitarista a partir das diferenças. (SANTANA,2019)
Racismo Ecológico (Ambiental): Discriminação da natureza, como por exemplo, da "mãe terra" ocasionado pelas destruição do meio ambiente, afetando grupos e comunidades baseados na aplicação desigual da legislação.
Os tipos de racismos e sua natureza discriminatória, ele pode ser corrigido cumprindo a lei a defesa da população negra (SANTANA,2019)
O racismo é crime previsto na lei 7.716/1989 Implica a conduta discriminatória dirigida a determinado grupo, considerando mais grave pelo legislador e imprescindível.(BRASIL, 1988)
Injúria racial tipificado no art.140 3º cód. Penal Brasileiro, consiste em ofender honrar de alguém com utilização de elementos referentes a referente a raça, cor, etnia, religião e origem.(BRASIL,1988)
O presente projeto tem objetivo de formar um diálogo a fim de que se possa implementar de ações a valorização da população negra no estado, no sentido de elevar auto estima, gerando emprego e renda, proporcionando prazer, consequentemente qualidade de vida as pessoas em vivem em vulnerabilidade social no combate o sofrimento psíquico.
PROBLEMATICA
Quais os efeitos psicossociais do racismo negro como sofrimento psíquico em Alagoas?
Sofrimento psicológico, sentimento de inferioridade, ansiedade pelo futuro incerto devido a falta de oportunidade, gerando insegurança, medo, angustia seguindo para uma depressão numa luta constante por espaço que lhe são tirados ou não proporcionado.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver estudos para combater o racismo, buscando alternativas no sentido promover estabilidade e equilíbrio emocional a população negra no estado de Alagoas através de ações que lhe proporcione qualidade de vida e Saúde mental
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Estudar a vivência da população negra no Estado, que encontra-se em exclusão dos pelos efeitos gerados pelo racismo e praticas discriminatórias.
b) Identificar ações para combater o racismo e implementar e ações de transformações a resoluções de conflitos desmitificando a descriminação racial.
c) Ampliar reflexões e diálogos com palestras informativas e educacionais juntos as instituições representativas que só tem duas no estado, a fim de fortalecer a auto-estima dos negros quanto a superação de vidas, valorizando a população afro-descentes alagoana, mostrando as riqueza de suas raízes emanando alegria, força e representatividade
...