Orientaçao Vocacional
Pesquisas Acadêmicas: Orientaçao Vocacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mateuson • 6/11/2013 • 260 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
Aluno: Anderson O.neves
A tarefa de informar á um adolescente que apresenta conflitos diante da definição de sua identidade ocupacional, ou seja, apesar dos anos na escola, o adolescente necessita de informação sobre á ocupação no mundo á fora. O adolescente não precisa de informação, mais sim de esclarecimentos sobre o trabalho. Os conhecimentos são parciais, confusos e preconceituosos.
A informação foi obtida e decantada em compartilhamentos estanques, as diferentes ocupações não guardarem relações. O adolescente possui informação distorcida, essa tarefa de esclarecimento deve está ligada á transmissão de uma nova informação.
O psicólogo clínico deve focar e agir sobre os erros, nos conhecimentos que necessita o adolescente e nos seus comportamentos que á ansiedades distorcem á informação. A atitude, ansiedade e fantasia diante da informação de carreira e a ocupação futura, tem obstáculo para a tarefa de informação, pois a nova informação liga o adolescente à vida adulta.
O comportamento fóbico em frente á informação, leva á recorrer velhos e conhecidos preconceitos, quando manifesta o desejo de ser informado. Defesas, fazem á transmissão de dados a respeito da realidade, universidade ou ocupação choquem com dificuldades durante á entrevista de esclarecimento. A superexigencia faz com que se estabeleça com o orientador vocacional um vínculo exagerado de dependência, o esclarecimento de atitudes, ansiedades, fantasia á respeito da informação transmitida.
O psicólogo sempre transmite e o adolescente recebe, a mensagem estará por sua definição. O psicólogo é identificado como manancial de sabedoria, pode influenciar o adolescente com sua verdade. Porém não se trata somente de informar o adolescente sobre curso, seus planos, matrícula e a oportunidade (insconcientimente).
...