Sistema Especialista Para Orientação Vocacional
Dissertações: Sistema Especialista Para Orientação Vocacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eduardo.Narcizo • 23/8/2013 • 359 Palavras (2 Páginas) • 703 Visualizações
enviar e-mail para: eduardo.narcizo@yahoo.com
Segue Resumo:
A enorme diversidade de profissões existentes faz com que a demanda pelo serviço de orientação vocacional cresça a cada dia. Entretanto, poucas ferramentas de software são capazes de auxiliar o orientador em seu trabalho e proporcionar ao orientado uma direção na escolha profissional. Neste contexto, o sistema proposto neste trabalho, “Oriente-se”, descreve uma ferramenta de gerenciamento e diagnóstico de orientação vocacional, capaz de reunir conhecimento especializado e traçar um perfil profissional, apontado as profissões que correspondam a este perfil. O sistema está dividido em dois módulos: Orientador e Orientado, sendo que no primeiro, o orientador é capaz de gerenciar as atividades referentes à profissão enquanto no último, realiza a orientação propriamente dita. Para a solução do problema de orientação vocacional no contexto do trabalho, foi construído um Sistema Especialista, cuja base de conhecimento contém os principais fatos e regras necessários a execução do sistema.
Introdução
O destino profissional de muitos é definido nos momentos que antecedem a época do vestibular, mesmo que essa decisão profissional possa ser alterada, o orientado deverá enfrentar durante certo tempo às conseqüências desta escolha. Ainda que se diga que a escolha profissional é fruto da experiência de vida da pessoa, é nos momentos próximos ao vestibular que a necessidade de optar aflora-se ainda mais, pois realizar escolhas não é fácil e escolher significa deixar possibilidades/sonhos para trás [3].
Muitos profissionais especializados passaram então a desenvolver métodos e aplicá-los com o objetivo de auxiliar o orientado na difícil tarefa da escolha profissional. Com isso, foram criados vários tipos de testes vocacionais eletrônicos, nos quais, podem-se obter uma vaga visão de uma profissão.
Durante algum tempo, os testes eletrônicos, que diagnosticavam apenas uma profissão, passaram a ser mais procurados do que as sessões com especialistas devido ao custo e facilidade. Porém, a interação entre orientado e orientador é fundamental para a orientação vocacional.
Partindo deste princípio, surgiu uma nova forma de abordagem baseada em questionários e entrevistas nos quais a quantidade de informações existentes neste processo precisava ser consolidada, além disto, não existe no mercado uma ferramenta de orientação voltada a essa finalidade nasceu à proposta de se projetar um sistema especialista para suprir essa necessidade.
...