Orientação profissional x orientação vocacional
Por: Nathálya Mota • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL X ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
O termo “orientação vocacional” esta preso no imaginário da sociedade aos antigos testes aplicados em estudantes. Contudo o momento de descoberta do trabalho que pretende seguir pode ser bem mais difícil.
A orientação profissional, por exemplo, vem com uma ferramenta complementar, que pode tornar a decisão mais constituída. Compreender a dessemelhança entre as duas vertentes e o que cada uma aborta é imprescindível, para que elas sejam capazes de ajudar como um auxílio nesse instante e não como mais uma dificuldade, para essa escolha tão significativa.
A orientação vocacional planeja ajudar pessoas a conhecer o seu perfil e, desse modo compreender quais são suas áreas de interesse, o que vai muito além de testes. A pesar disso, mostrar somente essa informação faz com que o jovem se perca em um mar de opções. A partir disso entra a Orientação Profissional já que para decidir determinada profissão é necessário conhecê-la primeiro.
A vocação esta junta ao ponto de vista comportamental do estudante e o lado profissional tem uma perspectiva mais técnica. Os dois caminham juntos e precisam ser analisados a fundo para que o indivíduo tenha sucesso na sua decisão. Passar por estes processos não lhe assegura uma escolha acertada, porém facilita para que o caminho seja escolhido com cautela.
A avaliação psicológica do individuo que pretende escolher sua profissão não pode estar junta somente a testes psicológicos, particularmente, eles não são o bastante. É fundamental uma análise do âmbito, familiar, político, entre outras questões, da pessoa, através de observação e entrevistas. E na maioria das vezes os minutos de observação não podem ser tão primordiais.
Após diferenciar orientação profissional e vocacional, mencionarei algumas das competências que o orientador profissional precisa ter;
- Dominar teorias e modelos clássicos e contemporâneos em psicologia das carreiras.
- Dominar teorias de aconselhamento de carreira e técnicas associadas.
- Conhecer as teorias do desenvolvimento humano e desenvolvimento de carreira ao longo do ciclo vital.
- Conhecer as técnicas e modelos relacionados ao planejamento de carreira, informação e colocação profissional.
- construção, implementação e avaliação de programas de orientação profissional e de carreira.
- contextualização da problemática do cliente.
- Ter conhecimento do seu próprio desenvolvimento de carreira, critérios de tomada de decisão e escolhas profissionais.
- Respeitar o direito de escolha dos clientes.
- Evitar toda e qualquer forma de discriminação e preconceito em relação a condição socioeconômica, nível de escolaridade, gênero, raça, crenças religiosas, orientação sexual ou necessidades especiais.
- Conhecer e respeitar o Código de Ética Profissional da respectiva profissão realizando práticas e técnicas profissionais adequadas à sua qualificação técnica e formação profissional.
- Reconhecer quando sua competência não é suficiente para atender às necessidades dos clientes, buscando supervisão técnica ou encaminhando-os a outros especialistas.
REFERÊNCIAS
BARDAGI, M. P.; PARADISO, Â. C. Competências do orientador profissional: uma proposta brasileira com vistas à formação e certificação. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 87-94. ISSN 1984-7270
...