TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Variados Tipos De Amnesia

Artigo: Os Variados Tipos De Amnesia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/12/2014  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

TÍTULO: OS VARIADOS TIPOS DE AMNÉSIA ALUNO: ROMULO DA SILVA CARDOSO

A palavra amnésia é sempre usada para designar a perda total ou parcial de memória, sua origem vem da palavra em francês amnésie ou da palavra grega amnesía. E que, sobre o qual, atualmente, muito se sabe sobre essa condição psicopatológica, referente à perda de memória.

Amnésia refere-se à perda completa ou parcial de memória, além disso, é um distúrbio de memória que faz com que o portador desta condição, perca tudo o que foi retido, melhor dizendo, guardado nos lobos frontais, temporais e parietais que são regiões do cérebro responsáveis pela memória, ao longo de sua vida. A amnésia pode ser desde parcial, quando o indivíduo permanece, por um tempo, sem se relembrar de seu passado; ou podendo ser até total, quando o indivíduo não mais se recorda de suas lembranças e não mais existem chances de haver recordação de seu passado. Quando o indivíduo começa a envelhecer, é normal que se esqueça de algumas coisas, mas quando essa perda de memória interfere nas suas atividades cotidianas, se faz necessária à avaliação de um médico para saber se não é uma doença mais profunda. Ou seja, a perda de memória ou amnésia é dita estar presente quando uma pessoa perde a capacidade de lembrar momentos e informações de que ela seria capaz lembrar facilmente. Perda de memória pode lidar com coisas que se ouviu ou viu dentro de alguns minutos ou segundos ou algo que ocorreu no passado.

A amnésia pode começar de repente ou pode seguir um curso mais longo de tempo, por exemplo, mais de um ano ou até mesmo durar até a morte. Na maioria das vezes é uma condição temporária. A condição pode ser socialmente constrangedora tanto para o paciente, para como a sua família e amigos próximos. Se a amnésia interfere no cotidiano do paciente, tais como atividades diárias, devem ser analisadas.

Os tipos de memória afetados pela amnésia, dentre eles:

• Memória imediata, este seria a perda de lembrança de eventos que sucederam nos momentos anteriores;

• Memória intermediária, isto inclui perda de partes de lembranças que são guardados por algum tempo, ou seja, lembranças de momentos que aconteceram alguns instantes há algum meio tempo;

• Memória remota ou antiga aborda a perda de lembranças de fatos que ocorreram em um passado mais distante, sendo que este se caracteriza mais por uma diminuição da capacidade de memória, do que pela amnésia em questão.

A perda de memória pode ser um leve esquecimento, como pode ser um caso mais grave e permanente de demência, podendo durar até a morte do amnésico.

Por vezes, a condição é seguida de outros problemas emocionais e sentimentais como aflição, depressão e estresses do cotidiano. Neste sentido, a perda de memória é mais causada pela falta de concentração, ao invés de perda da memória real. Além do mais, esses indivíduos também têm problema para dormir, o que, afeta muito a memória, pois é quando o cérebro descansa e se recupera.

O esquecimento também pode ocorrer após uma lesão na cabeça, ou depois de um derrame, e o paciente muitas vezes perde a capacidade de se lembrar do que ocorreu antes do acidente, mas não tem qualquer dificuldade de fazer, de lembrar-se de novas recordações após o acidente. Isso é chamado de amnésia retrógrada. Quando o paciente esquece tudo o que aconteceu depois do trauma, ficando assim, incapaz de ter novas recordações e aprendizagens, é chamado de amnésia anterógrada. Este tipo de amnésia, não afeta as recordações passadas.

Há também a Amnésia Global transitória que se trata do fato de indícios de perda da memória e da orientação temporal e espacial do indivíduo, esse sendo de condição temporária, e a origem não está junta às condições neurológicas mais gerais, como epilepsia ou AVC, por exemplo. A idade, normalmente em pessoas com mais de 50 anos, casos de stress, esforço corporal exagerado, e antes de uma enxaqueca, são os fatores mais comuns para a amnésia global transitória. Sem grandes complicações, não deixa nenhuma implicação ou alteração na memória do paciente após o fim dos sintomas, isso sendo de grande conforto para o paciente e família. Normalmente a recuperação acontece ao longo das horas depois do início da condição.

A amnésia dissociativa caracteriza-se pela incapacidade de se lembrar de uma informação individual, sendo essa informação importante ou não. O portador esquece quem ele é, de onde é, o que faz ou que pensou o que sentiu, ou seja, esquece suas informações pessoais. Há casos que as lembranças, mesmo esquecidas, continuam a influenciar o comportamento do indivíduo. Normalmente, os amnésicos dissociativos, tem consciência de que perdeu certo tempo, outros ficam conscientes apenas quando são confrontados sobre coisas que fizeram, mas não se lembram. Algumas pessoas com esse tipo de amnésia esquecem apenas algumas informações, mas não todas. Já outras podem não se recordar de nada de sua vida, ou vão esquecendo com o passar do tempo. Mais comum nos adultos, esse tipo de esquecimento ocorre mais em pessoas que se encontram em guerras, ou envolvidas em acidentes. Também pode ocorrer depois de abusos sexuais. A causa pode acontecer devido ao estresse de experiências em que o sujeito passou, como acidentes, ou seja, experienciais em que o sujeito sofreu um grande impacto emocional. Essas experiências podem incluir abandono, morte de um ente querido ou uma grande perda financeira. Culpas, dificuldades em que o individuo pode não encontrar soluções podem acarretar a amnésia dissociativa. Pessoas que tem maiores chances de serem hipnotizadas, são mais propensas a desenvolver amnesia do que as que são mais difíceis de serem hipnotizadas.

A Síndrome de Korsakoff, ou Síndrome de Wernicke-Korsakoff, é caracterizada por uma amnésia, desorientação e problemas visuais no sujeito. As causas dessa síndrome pode ser a falta de Vitamina B1, e principalmente o alcoolismo, já que, este último, impede uma melhor absorção dessa vitamina no organismo. Traumas na cabeça, como pancadas fortes, inalação de gases nocivos à saúde e doenças causadas por vírus, também podem dar início a essa síndrome. A Síndrome de Korsakoff tem tratamento, mas se não houver o abandono do álcool por parte do paciente, a condição pode até causar a morte. Os principais sintomas dessa síndrome são perda completa ou parcial da memória, chegando até causar problemas físicos, como a paralisação dos músculos dos olhos e descoordenação muscular. Também pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com