PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS
Por: Amanda Paz de Lima • 20/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 810 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Amanda Paz de Lima. RA: n11076-7
Fabiano Carvalho Costa Monteiro de Lima. RA: n765gf0
Nassif Vinicius Chaluppe B. Oliveira. RA: d053ag0
Victor Ed ler Martins. RA: c924237
Tuani Pereira de Oliveira Ruas. RA: n977eb9
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS
Emoção
SÃO PAULO
Novembro 2016
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Amanda Paz de Lima. RA: n11076-7
Fabiano Carvalho Costa Monteiro de Lima. RA: n765gf0
Nassif Vinicius Chaluppe B. Oliveira. RA: d053ag0
Victor Ed ler Martins. RA: c924237
Tuani Pereira de Oliveira Ruas. RA: n977eb9
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS
Emoção
Orientadora: Vanda Lúcia Vitoriano.
SÃO PAULO
Novembro 2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................05
3. TERMOS DE CONSENTIMENTO ……………...............…….................06 a 8
4. CONCLUSÃO ……...……………............................……………....................09
1. INTRODUÇÃO
As emoções estão presentes a todo o momento, sendo elas positivas ou as mais amplas negativas. A subjetividade é característica da emoção, que pode ser diferente em cada pessoa, inclusive se a causa for a mesma.
Temos três teorias principais: a primeira, teorizada por William James e Carl Lange, conhecida como “James Lang”, consiste primeiramente em uma reação fisiológicaseguida por uma emoção. Já a teoria de “Cannon Bard”, composta por Walter Cannon e Phillip Bard, compreende que primeiro sentimos a emoção, como medo, raiva ou felicidade e depois temo uma resposta fisiológica. E por último, temos a teoria de Stanley Schachter, é que independente do evento estimulante, se é pensado e associado a algo conhecido, podendo causar diferentes reações de emoção a cada indivíduo.
Na realização do trabalho, utilizamos um vídeo que possui o intuito de causar satisfação no espectador. A exibição consiste em uma espécie de “massinha” de areia, considerada terapêutica, sendo cortada e amassada.
2. DESENVOLVIMENTO
O trabalho foi realizado com cinco entrevistados, citaremos aqui as diferentes reações deles e associaremos as três teorias da emoção e onde cada um se encaixou melhor em cada teoria.
A primeira entrevistada, foi uma jovem de 18 anos que ao assistir o vídeo, apresentou primeiramente aspectos fisiológicos, como morder os lábios e fazer expressões faciais. Logo após, vem a cognição do conhecimento de prazer e satisfação ao ver a massinha mesmo nunca tendo uma e a emoção ocorre logo após a massinha ser cortada, se relacionando com a teoria de James Lange, que apresenta de início uma ação fisiológica e logo após a emoção de satisfação, mas ao mesmo tempo apresenta aspectos da teoria de Stanley Schachter,onde ela associa e interpreta a massinha a algo como gostoso e prazeroso.
A segunda entrevistada trata-se de uma senhora de 50 anos, a qual obtivemos
Diversas variações de emoções. A principio uma reação de
estraheza, logo após de surpresa, onde aparentava nunca ter visto tal coisa, logo em seguida associou a algo que conhecia como sorvete aparentando aspectos de cognição e por final, se mostrou agoniada ao ver certa parte do vídeo, demonstrando aspectos fisiológicos.A emoção ocorre quando é realizada a associação de algo conhecido como o sorvete, e o sentimento de desejo, descrevendo ficar com água na boca. Ao final da exibição, a massinha é cortada com uma tesoura, gerando arrepios e agonia na entrevistada. O primeiro aspecto apresentado foi de associação e em seguida, as reações fisiológicas.
O terceiro entrevistado é um senhor de 64 anos, o mesmo não se identificou com o vídeo e não apresentou emoções. O vídeo não causou o efeito esperado de satisfação, mas ao mesmo tempo, não causou nenhuma emoção ruim no entrevistado, ele permaneceu neutro durante e após a exibição.
3. TERMOS DE CONSENTIMENTO
- Dados sobre atividades a serem realizadas.
As atividades têm como objetivo possibilitar que o aluno identifique características dos processos perceptivos de memória e emocionais.
Para cada tópico, será realizada uma atividade diferente. Antes de executá-las, os alunos as descreverão para os colaboradores, que poderão, ou não consentir em participar.
As atividades a serem realizadas não são avaliações psicológicas, portanto, não haverá resultados ou laudos decorrentes destas.
- Dos alunos que realizarão as observações e entrevistas.
Participarão das visitas e realizarão as observações, entrevistas e atividades propotas alunos que cursam a disciplina Processos Psicológicos Básicos, ministrada nos 1º e 2º semestres de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.
- Garantia do Participante
As pessoas que participarem das atividades não serão identificadas, sob hipótese alguma, prezando pelo sigilo das informações dos participantes.
...