TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Ensaios: Pedir Ajuda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera Uniderp

Pólo Naviraí-MS

Curso Pedagogia - Licenciatura

Disciplina-Psicologia da Aprendizagem

Professora EAD: Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

Naviraí/MS

JUNHO/ 2013

Universidade Anhanguera Uniderp

Curso Pedagogia - Licenciatura

Disciplina-Psicologia da Aprendizagem

Professora EAD: Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

A CONSTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

Trabalho de ATPS, com requisito parcial à obtenção de Nota à disciplina Psicologia da Aprendizagem da Professora Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho, curso licenciatura Pedagogia sob orientação da Professora Mirce Maria Santelli.

Naviraí/MS

JUNHO/ 2013

Sumário

INTRODUCÃO 4

1- A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA EDUCAÇÃO. 5

1.1 - A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA EDUCAÇÃO. 5

1.2 - QUADRO DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM. 7

1.2.1 – SIGNIFICAÇÕES E EMPREGABILIDADE DAS TEORIAS ESTUDADAS 8

1.3-FATORES QUE ENTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO 9

1.4 – AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO 12

1.4.1 - O QUADRO DOS JOGOS . 13

1.5 CONCLUSÃO 15

1.6 REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS 16

INTRODUCÃO

Este trabalho tem como finalidade fazer uma reflexão sobre a disciplina de Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela Professora Tutora a distância Ma. Helenrose da S. Pedroso Coelho da Universidade Anhanguera Uniderp 3º semestre, Pólo de Naviraí/MS. Esta disciplina pretende contextualizar um estudo da relação e dos modos que a Psicologia da Aprendizagem se relaciona com a Pedagogia.

Mostraremos que a Psicologia e a Pedagogia são peças importantes no desenvolvimento da criança no seu período inicial, e por isto uma está sempre relacionada com a outra.

Apresentaremos um quadro com grandes estudiosos da educação, Ausubel, Piaget, Vigotsky as teorias que por eles desenvolvidas com o dia-a-dia em sala de aula, cada uma delas apresenta um grande conhecimento e aprimoramento no que se diz respeito à educação.

Descreveremos alguns jogos educativos que poderão ser trabalhados com mais prazer para uma criança, pois sabemos que a criança tem o direito de brincar e porque não fazer da brincadeira um modo de aprendizado.

1 - AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA EDUCAÇÃO

1.1 - A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA EDUCAÇÃO.

A Psicologia se faz muito importante no processo ensino-aprendizagem por isso reside no reconhecimento de que a educação é verdadeiramente complexa e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imersas, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos. Assim a psicologia da aprendizagem, aplica à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumuladas.

O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Estas considerações, em conjunto, têm sérias implicações para a educação: procede-se, na aprendizagem, do social para o individual, através de sucessivos estágios de internalizarão. Ela estuda o processo pela qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que seu grupo social conhece.

Para Vigostsky a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e experiências que vivem. Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados por grande parte do grupo social. A importante base sobre a qual se desenvolverá o funcionamento intelectual.

As pessoas, em especial as crianças, aprendem através das ações partilhadas mediadas pela linguagem e pela instrução. A interação entre adultos e crianças, e entre crianças, portanto é fundamental na aprendizagem. Nos cursos de Pedagogia e de Psicologia estudam-se teorias da aprendizagem, ou a aplicação das teorias de aprendizagem, ou pesquisas verificando a aplicação de certa teoria, mas permanece uma lacuna: a de acompanhar o aluno enquanto aprendendo.

Piaget enfatiza que a infância é uma etapa muito útil, pois se caracteriza como sendo o período de adaptação progressiva ao meio físico e social. A adaptação, é “equilíbrio”, cuja conquista dura toda infância e adolescência e define a estruturação própria destes períodos existenciais.

Por tanto podemos dizer que a psicologia possui uma grande significação para a pedagogia, pois que os conhecimentos referentes ás leis do desenvolvimento da personalidade e sobre as particularidades da idade dos alunos, constituem a base para a elaboração dos métodos eficazes da educação e ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com