Perceber As Dificuldades Encontradas Pela Escola Para Que Possa Compreendê-las E Sentir-se Em Condições De Desenvolver Futuramente Um Trabalho Educacional De Qualidade 2 - Conhecer Os Diferentes Meios De Investigação Que Facilitam O Enriquecimento
Exames: Perceber As Dificuldades Encontradas Pela Escola Para Que Possa Compreendê-las E Sentir-se Em Condições De Desenvolver Futuramente Um Trabalho Educacional De Qualidade 2 - Conhecer Os Diferentes Meios De Investigação Que Facilitam O Enriquecimento . Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gleisserkelly • 9/12/2014 • 4.286 Palavras (18 Páginas) • 887 Visualizações
Práticas como componente curricular
OBJETIVO:
As atividades estruturadas visam relacionar os conteúdos trabalhados no decorrer do período letivo a situações do cotidiano escolar, para que possa compreender melhor as diferentes questões que dificultam o trabalho educacional e refletir sobre os meios de superação dos desafios encontrados.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
As atividades propiciarão ao aluno:
1 - Perceber as dificuldades encontradas pela escola para que possa compreendê-las e sentir-se em condições de desenvolver futuramente um trabalho educacional de qualidade
2 – Conhecer os diferentes meios de investigação que facilitam o enriquecimento dos conteúdos trabalhados pelo professor em aula.
3 – Adquirir autonomia no seu próprio desenvolvimento intelectual.
4- Desenvolver a habilidade de atuar em equipe de trabalho.
5- Aplicar o conhecimento teórico na elaboração de material auxiliar de ensino.
6 – Debater de forma mais ampla, as questões relativas à escola no sentido de otimizar a elaboração de estratégias de ensino.
DESENVOLVIMENTO:
Em cada aula é desenvolvida uma atividade estruturada com orientação pelo docente.
No final da disciplina os(as) alunos(as), individualmente ou em grupo, deverão apresentar, sob a forma de seminário, as sistematizações feitas.
No decorrer das aulas serão dadas orientações detalhadas para realização da tarefa e que seguirão o princípio da ação-reflexão-ação, criando novos espaços e novos momentos de aprendizagem para os professores e para os alunos e desenvolvendo a capacidade de observar, perceber a realidade, descrever situações e adquirir informações para a construção de novos conhecimentos.
A seguir, um quadro com as semanas e as atividades correspondentes ao conteúdo das aulas.
Aula 1 ATIVIDADE ESTRUTURADA
Debate em fórum sobre o caso de “Victor, o menino selvagem de Aveyron” com base nas três questões básicas: impactos da hereditariedade e do ambiente; pessoas são ativas ou passivas; e, desenvolvimento é contínuo ou ocorre em etapas.
Aquilo que se manifesta no individuo, depende da interação do genótipo (características herdadas) com o meio ambiente, sendo este ultimo muito importante na construção da história pessoal do indivíduo.
Pode-se afirmar que o ser humano é um ser ativo e o desenvolvimento humano é contínuo. Como se pode observar no caso de Victor as percepções de quente ou frio, por exemplo, não são herdadas, mas sim adquiridas com a integração com o meio ambiente.
Ele aprendeu a se desenvolver na selva mais nem por isso seu desenvolvimento ocorreu por etapas teve que se tornar contínuo pois a maioria dos seres humanos aprendem tudo como todos que vivem hoje na sociedade mas, com uma grande diferença a sobrevivência e a experiência.
Aula 2
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Debate em fórum sobre como Freud, Erikson e Piaget se posicionam em relação às duas questões básicas: 1) impactos da hereditariedade e do ambiente; e, 2) pessoas são ativas ou passivas.
Impactos da hereditariedade e do ambiente Ativos / Passivos
Freud Erikson Piaget
As Teorias explicativas do desenvolvimento humano são:-Psicanalistas: Segundo, Sigmund Freud, o desenvolvimento humano, é devido ao desenvolvimento da sexualidade através de 5 estádios (desde o nascimento até à puberdade, nos quais a zona erógena assume um papel principal). Em cada estádio, existem pulsões sexuais, que induzem determinados comportamentos e afectos. O desenvolvimento teria pois uma natureza Libidina Segundo Erickson, existem 8 estádios de desenvolvimento (nascimento até á morte, e ordenados por idades), influenciados por factores biológicos, individuais e sociais. Cada idade corresponde uma crise, onde o sujeito escolhe o caminho a tomar (de uma forma equilibrada), utilizando a experiência em crises anteriores. -Behaviorismo: tem a ver com o comportamento observável: clássico( Ivan Pavlov) quando o comportamento (ou aprendizagem) perante o mesmo estímulo, é semelhante pois foi aprendido em situações anteriores; ou operante. Segundo Piaget, é o próprio indivíduo, com a sua carga genética, interage com o meio construindo o seu próprio conhecimento e realidade (construtivismo) É a estrutura da evolução do conhecimento (assimilação, acomodação, adaptação e a equilibração) que traça o esquema mental que processa a informação e que evolui a medida que o sujeito se desenvolve. Tanto para Freud,Piaget e Erikson,pode-se afirmar que o ser humano é um ser ativo e o desenvolvimento humano é continuo, e a sua evolução não são herdadas mais sim adquiridas com a sua vivencia em cada ambiente
Aula 3 ATIVIDADE ESTRUTURADA
Debate em fórum sobre como Watson, Skinner, Maslow e Vygotsky se posicionam em relação às duas questões básicas: 1) impactos da hereditariedade e do ambiente; e, 2) pessoas são ativas ou passivas.
Elaboração de quadro comparativo entre as etapas de desenvolvimento humano conforme os autores estudados.
Impactos da herditariedade Pessoas ativa / passivas
Watsom ele procura descrever os eventos comportamentais atribuindo-lhes um caráter mecânico e o mais próximo possível da fisiologia, uma vez que as razões, que estariam subjacentes ao ''levar'' o homem a desempenhar o comportamento deveriam ser tratadas isoladamente
Skinner
adota uma causalidade probabilística, em que ao invés de uma ponte, busca
estabelecer
...