Percepção de atividade
Ensaio: Percepção de atividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alie • 19/11/2014 • Ensaio • 387 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
1- Atividade de Percepção – faça uma entrevista com alguém que não teve a chance de ser alfabetizado durante o percurso formal educacional. Mas, que teve uma segunda chance e retornou para a escola, ou seja, um ex-analfabeto. Siga o seguinte roteiro:
Entrevista com ex-analfabeto (a)
1- Você estudou até que série da primeira vez?
Não estudei naquela época ficava ajudando meus pais no sitio.
2- Porque decidiu retornar à escola?
Minha nora é professora a noite, e me incentivou sem contar no fato em que a escola é em frente a minha casa.
3- O que lhe assustou no começo?
Tinha muito medo de não conseguir aprender, me sentia muito envergonhada.
4- O que foi mais fascinante quando começou a ler e escrever?
Poder eu mesma ler minhas receitas e poder ligar para meus filhos é muito bom passar por um determinado lugar e poder saber o que as placas dizem.
5- Lembra de alguma situação muito complicada à qual passou porque não sabia ler e escrever?
Muitas, mas a que me constrangia era quando não podia assinar determinados documentos, pois não sabia escrever meu nome.
6- Gostaria de fazer algum comentário extra sobre o assunto?
Entrevista com Márcia Cristina, 39 anos.
Já começou seus estudos tardiamente aos 10 anos de idade, e por varias ocasiões tive que parar no meio do percurso.
Ela se recorda que uma vez foi por falta de dinheiro, pois precisava de condução para se colo mover até a escola e devida a esta e de tantas outras situações teve que intenrroper sua estudos seu retorno a escola foi somente após ter si tornado adulta assim não podendo concluir seu antigo ensino primário “hoje as series iniciais do ensino fundamental”
Um dos motivos que a fez retornar a escola foi o desejo se conseguir um emprego melhor.
Antes de saber ler e escrever, ela ressalta que passou por varias situações constrangedoras o preconceito era grande e um dos problemas era quando ia pegar ônibus com vergonha de perguntar a alguém o que dizia o painel do ônibus, ai pela cor do ônibus, e nem sempre chegava ao destino desejado.
Hoje concluído o ensino fundamental pensa em não parar aqui, seu grande sonho agora é o de ser uma professora de artes. E diz que certamente vai chegar lá porque ela achou que não conseguiria ler e escrever e com muita força de vontade ela conseguiu.
...