Pinoquio As Avessas
Exames: Pinoquio As Avessas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: inoue • 21/11/2014 • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 375 Visualizações
ntrodução da Atividade
Pinóquio as avessas é uma história em quadrinhos que autor Rubem Alves introduz dois personagens famosos no mundo das crianças, Cebolinha e Pinóquio; ele faz uma junção e monta um outro personagem, Felipe. Uma criança que começa a descobrir o mundo, e como toda criança, abre espaço para se despertar por saber das coisas que se ouve, se vê, e que se fala.
O Autor Rubem Alves faz essa história para as crianças, mas especialmente dedica para os pais e professores, pois na história existe a reflexão onde o personagem, Felipe, era um menino normal, e que conforme frequenta a escola, se torna outra pessoa e perde sua essência de criança.
Usaremos essa história para falarmos das abordagens pedagógicas citadas nas entrelinhas da história, e desvendaremos o que o autor defende e que o critica.
2. Introdução das abordagens a ser discutidas
No decorrer desta história, identificamos dois tipos de abordagens que o autor Rubem Alves nos proporciona a discuti-las, a abordagem Tradicional, que relata um tipo de ensino pedagógico onde a criança não tem o direito de dialogar com o professor, não pode perguntar sobre suas duvidas. A criança no ensino pedagógico tradicional, é como se fosse uma “tabula rasa” Popper (1991), que conforme o professor passa o que ele deseja e que já esta programado, o aluno vai se enchendo de informações, pois para eles o aluno chega sem saber nada, e que ele é a informação do aluno, mais que por sua vez, o aluno não tem como tirar suas duvidas no decorrer do ensino. A abordagem tradicional usa o modelo epistemológico Empirista, que na qual relata o que foi citada acima.
Temos além da abordagem tradicional, a abordagem Humanista, que usa como base epistemológica o apriorismo. O apriorismo nos revela que o professor tem que ter uma técnica para que ele seja um facilitador na aprendizagem do aluno, o professor na metodologia apriori ele é apenas um “tira duvidas” do aluno ao contrario da tradicional, o aluno só aprenderá no que ele condiz em aprender, e o professor só irá explicar no que aluno for perguntar.
3. Discussão sobre a história “Pinóquio as avessas”.
Podemos notar na livreta: “’Pinóquio às avessas”, que o autor posiciona-se de maneira a criticar a abordagem tradicional, onde considera-se o aluno como uma “tabula rasa”’’, de maneira que somente o professor é o detentor do saber, e a obrigação do aluno é aprender (sem questionar e nem fazer nenhuma reflexão), para que assim possa ser “alguém” na vida, pois de acordo com o livro a quantidade de “saber” que possuímos determina quem nós somos e seremos. Podemos notar tal abordagem no trecho: “A escola não é para você aprender aquilo que quer – disse a professora. – A escola é para você aprender aquilo que deve aprender. O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo. Tudo na ordem certa. Uma coisa de cada vez. Todas as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade.”
Notamos que a abordagem humanista é de certa forma apoiada. Pois nessa abordagem defende-se que a criança já nasce com o “saber em si”, e o professor é apenas um facilitador do conhecimento, e não o detentor do saber, de modo que é permitido
...