Pinóquio as avessas - Reflexão
Por: Isabolo • 7/11/2017 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Pinóquio às avessas
A história começa com o pai de Felipe contando historias para ele dormir, seu pai sempre dizia que ele iria entrar na escola e tirar notas boas, e depois iria passar no vestibular, e depois faria uma faculdade, e sim assim seria um profissional, pois se ele não estudasse seria um garoto” burro” assim como nas história que seu pai contava.
Felipe gostava muito de pássaros, era fascinado e dizia aos seus pais que queria ser “cuidador de pássaros” ele tinha a alma de pássaros. Felipe sempre foi muito curioso assim como muitas crianças e ansiava entrar na escola onde os professores responderiam todas as suas perguntas. E quando Felipe iniciou no colégio ele se deparou com várias matérias, e que as perguntas que não fossem sobre a matéria não poderiam ser respondidas, então, Felipe começou a se preocupar com os pássaros fora do colégio, logo em seguida foi advertido e encaminhado ao psicólogo que o diagnosticou com “distúrbio de atenção”. Seus pais ficaram preocupados e o alertaram sobre a história, que se ele não estudasse, ele não teria um futuro.
Logo Felipe mudou e começou a prestar mais atenção nas aulas, ele sabia muitas palavras, todo dia uma diferente, e passou no vestibular em primeiro lugar, e se formou na faculdade, se tornou um especialista em frangos. Mas ao fim de sua carreia leva a crer que ele não se sentiu plenamente realizado no fim da vida, por não ter sido fiel aos interesses que faziam parte de sua essência.
O livro esta ligado diretamente com a Psicologia de maneira Construtivista de acordo com Piaget e Vygotsky, onde o professor fornece ao aluno estímulos necessários para evoluir naturalmente, a seu tempo, conforme suas vontades puras e habilidades natas, que se vincula também com a pedagogia não diretiva. Também pode se dizer as possíveis conseqüências do ensino tradicional, que não respeita a individualidade do ser humano, sendo inflexível e modelador que no caso de Felipe não poderia discutir suas dúvidas, e só falar sobre o conteúdo programático. Esta subordinação dos alunos torna os comportamentos previsíveis, sendo a escola uma fábrica de pessoas com pensamentos e ações controláveis.
...