Piscicololia Da Aprendizagem
Artigos Científicos: Piscicololia Da Aprendizagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: josegoulart • 20/10/2013 • 3.334 Palavras (14 Páginas) • 329 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, 3º semestre, sob orientação da professora-tutora a distância CRISTINA RODRIGUES DA SILVA.
Itatiba
Polo 23200
Junho /201
SUMÁRIO
Introdução .......................................................................................................................03
1 Contribuições da Psicologia na formação Educacional..............................................03
2 Teoria Verbal Significativa - Aspectos Conceituais...................................................04
2.1. Significações e Empregabilidade das Teorias Estudadas........................................06
3 Fatores que interferem no desenvolvimento da aprendizagem....................................06
4 Contribuições do jogo na Educação e no desenvolvimento da criança........................09
4.1 Tabela com Jogos Educativos...................................................................................10
Considerações Finais........................................................................................................11
Referências Bibliográficas...............................................................................................12
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se do desenvolvimento das atividades do conteúdo de Psicologia da aprendizagem, onde podemos observar os princípios e bases referenciais para a educação. Este tem por objetivo demonstrar a importância da psicologia da aprendizagem em conjunto com a pedagogia, no processo de ensino/aprendizagem. Aprofundando o conhecimento sobre as mudanças de comportamento humano durante as mais diferentes fases da vida. Neste pretendemos demonstrar subsídios essências para pratica profissional, o quanto é importante à psicologia da aprendizagem e a pedagogia caminharem juntas. Esses conhecimentos ajudam a compreender as articulações que podem acontecer entre ensinar e aprender, ou seja, as constantes trocas envolvendo o sujeito. Este trabalho ATPS será enriquecedor, pois nele aprendemos como trabalhar em situações problemas/aprendizagem, seguindo correntes teóricas, e elaborando novas praticas pedagógicas adequadas à realidade atual, avaliando a importância da psicologia da aprendizagem em desenvolvimento conjunto com a pedagogia destacando pontos importantes que proporcionaram a nos o conhecimento adequado para trabalhos com os alunos.
1. Contribuições da Psicologia na formação Educacional.
Conforme estudos e pesquisas, a Psicologia deu ênfase, senão exclusividade á dimensão cognitiva do aluno em detrimento das dimensões afetivas e sociais.
Concluímos que a psicologia deve estar vinculada ao objetivo educação que é formar cidadãos críticos comprometidos com a transformação social.
A Psicologia na Educação possibilita a criança a aprender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento. Tal entendimento fundado e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a Educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbito educativos, assim a psicologia, aplicada á educação e ao ensino busca mostrar como através da interação entre professor-aluno, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.
Essas duas áreas do conhecimento humano Educação e Psicologia estabelecem diálogos íntimos . A Psicologia busca um diálogo com a Educação tentando fazer parte de seu cotidiano, para que possa entender seu funcionamento a partir de dentro. A Psicologia não pretende colocar-se como ciência que determina o que é normal ou patológico e define critérios de avaliação do desenvolvimento infantil. Construir um objeto de pesquisa com a Educação ( e não para Educação) e atender o contexto educativo como microssistema social é o que deve buscar a Psicologia em relação com a Educação.
Na Educação Infantil a parceria propõe esforços no sentido de alcançar o objetivo dessa modalidade de ensino que é o desenvolvimento integral da criança num ambiente socializador, considerando a infância em suas especialidades. Entender o aluno como um ser eminentemente cognitivo parece ser a proposta da disciplina.
A Psicologia na Educação é de suma importância, pois oferece as bases para entendermos o desenvolvimento infantil e acompanhar as evoluções da criança.
2. Teoria Verbal Significativa - Aspectos Conceituais
TEORIAS Psicologia-
Aspectos conceituais
Contribuições da teoria para o âmbito educacional
Teoria verbal significativa (Ausubel) Estrutura cognitiva – aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideais, modelos), significados, interações e conhecimentos. Muda o foco do ensino-estimulo para o modelo de aprendizagem significativa Interação do novo conhecimento com
...