Platão a filosofia da educação
Tese: Platão a filosofia da educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/5/2013 • Tese • 611 Palavras (3 Páginas) • 517 Visualizações
Platão e a filosofia da educação
O filósofo trata da educação como um dos principais meios de se obter uma república ideal, pois através dela pode-se formar cidadãos honestos e comprometidos com a política da polis grega. Para ele, o principal objetivo da educação é o de praticar o bem, sendo que este está intimamente ligado à sabedoria, ou seja, a busca pela verdade. A formação dos guardiões. Em particular, do governante, exige, posteriormente, dedicação e esforços ainda maiores por parte dos educandos. Assim como nossos olhos não conseguem contemplar o sol, fonte de toda luz do mundo visível, o Bem, idéia suprema que governa o mundo supra-sensível, não pode ser contemplado se os olhos da alma não forem cuidadosamente preparados para esse fim.
O rei filósofo o não tem, portanto, como ideal de felicidade chegar ao poder para ser honrado por sua sabedoria ou para adquirir prestígio e riqueza; ele não cultiva qualquer tipo de orgulho e é feliz por ser o educador maior de todo aquele que governa para fazer de seus concidadãos homens e mulheres melhores é a formação dos guardiões e, em particular, do governante, exige, posteriormente, dedicação e esforços ainda maiores por parte dos educandos. Assim como nossos olhos não conseguem contemplar o sol, fonte de toda luz do mundo visível, o Bem, idéia suprema que governa o mundo supra-sensível, não pode ser contemplado se os olhos da alma não forem cuidadosamente.
Preparados para esse fim. O rei-filósofo poderia ser considerado justo e a melhor expressão das leis, em "Magnésia" ele vê as leis escritas como algo de sulma importância, sobretudo devido ao conteúdo educativo que possuem: o espírito de uma lei deve envolver a alma do cidadão como verdadeiro e, isto é, deve fazer com que o respeito seja dado em função do papel que a lei cumpre no aprimoramento da coesão social e não em função do temor com relação às punições que prescreve.
Visava testar aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados do conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes.
Aos reprovados cabe trabalhar para comunidade, prestando os mais diversos serviços .Platão passa a dar extensão dos processos educativos ,ou seja já não enteressa tanto á quem a educação irá apontar como apto há cívica .ele defende que a educação tenha caráter publico e que seja ministrada em prédios construídos especialmente para fins onde meninos e meninas receberiam igual instruções .
Esta, por sua vez, precisava ser iniciada o mais cedo possível sendo sugerida ás crianças mais velhas. Platão recomenda que pratiquem sempre os mesmos jogos com a mesma regra, pois quem se habilita a ser regido por princípios bons não terá, no futuro, necessidades de alterar as leis e convenções aprovadas pela comunidade.
A proposta de Platão traz certo preconceito quando ele defende uma instituição de uma censura em relação aos poemas épicos e trágicos que fazem menção aos atos divinos da natureza não digna como a vingança, ele considera danosa a formação moral da pessoa essas informações que ele considera mentirosa. Percebe-se que a liberdade de expressão não pode ser completa. Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.
...