Posicionamento Do Grupo Sobre A Escolha De Regime, Presidencialismo Ou Parlamentarismo, E Os Motivos Que Nos Levaram A Tal Resultado
Monografias: Posicionamento Do Grupo Sobre A Escolha De Regime, Presidencialismo Ou Parlamentarismo, E Os Motivos Que Nos Levaram A Tal Resultado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Avante • 11/3/2014 • 267 Palavras (2 Páginas) • 569 Visualizações
A opção do grupo, após discussão, é pela permanência do regime presidencialista.
Porque o processo, para se chegar ao que temos hoje, foi extremamente penoso para os cidadãos da sociedade. Não que, de um lado, a concentração de renda nas mãos de poucos e os menos favorecidos de outro, seja aceitável. Porém, prosseguimos lutando para amenizar a lacuna da riqueza e manter as conquistas de direitos, principalmente sociais, e nos manifestamos quando disparates são impostos.
A construção da sociedade brasileira penalizou a muitos indivíduos, que defenderam suas idéias até com a própria vida.
No caminho desta construção, que não termina, pois sociedade se compõe de indivíduos, há inúmeros grupos organizados nas redes sociais, por exemplo, mobilizando os cidadãos e reagindo quando direitos sociais são negados ou alterados para que determinado segmento social tenha mais vantagem (poder) em sua atuação sobre os outros.
Nós, do grupo, não acreditamos que a troca do regime seja o melhor, pelo menos neste momento, pois que a classe política não se renova. Também acreditamos, que os acertos políticos entre partidos, para se manterem no poder, sejam um grande problema que, aliás, têm nossa indignação pública, como já vimos nesse ano.
Os já conquistados direitos dos cidadãos brasileiros, ainda são poucos diante dos problemas sociais que enfrentamos. Estes direitos, forjados a ferro e fogo, ainda não suprem nossas necessidades básicas, como saúde, moradia, educação, trabalho com salário justo, enfim propiciar e manter a dignidade humana.
Finalmente, não cogitamos optar pelo regime parlamentarista, visto que também, os resultados deste regime nos países que o mantém, não deixa de ter problemas sociais como os nossos. Países parlamentaristas: Argélia, Alemanha, Austrália, etc.
...