ESCOLHA ENTRE PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Trabalho Escolar: ESCOLHA ENTRE PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelcrys • 7/5/2013 • 260 Palavras (2 Páginas) • 728 Visualizações
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
Acredito que uma mudança de regime em nosso país não mudaria a atual situação em que o Brasil se encontra. Se pensarmos em proporções de tamanho geografico e diferenças de culturas, cada um dos estados deveriam ser representados individualmente na Assembléia Legislativa, podendo assim os cidadãos brasileiros, terem um acesso mais fiel às informações e decisões do Governo Federal.
Eleito pelo voto direto, com periodo de mandato determinado de 04 anos, denominado Presidencialismo, tal sistema de governo em que as responsabilidades e funções de chefe de estado e governo se incorporam somente em uma pessoa, sendo independentes entre si, mas com convivência amigavel estão o executivo, legislativo e judiciário. Ao parlamento não há submissão e interferencia do presidente.
Centraliza-se no Parlamento todo o poder do sistema de Parlamentarismo, onde o poder legislativo fornece a base politica ao poder executivo. Não há oposição da justiça ao Parlamento, sendo a Constituição flexível ou seja, havendo uma lei considerada incostitucional o Parlamento em sua autoridade, puramente, muda a Constituição.
A desvantagem do sistema Presidencialista é que havendo crise politica, o presidente permanece no mandato até seu encerramento e quanto ao sistema Parlamentarista existe menos rígidez, ocorrendo crise politica o primeiro-ministro pode ser substituido rapidamente, podendo ainda o parlamento ser destituido.
...