Processo de Formação de Novas Memórias
Por: Maeli Souza • 22/6/2021 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 139 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola de Ciências da Vida
Curso de Psicologia
Disciplina: Neurociências
Turma: U – Noite
Professora: Raphael Chrystopher Borguezan
Estudantes: Maeli Pereira de Souza
[pic 1]
Processos de formação de novas memórias e pensamentos
Prática clínica
Eric Kandel, vencedor do prêmio Nobel em 2000, é um neurocientista renomado que realizou estudos fundamentais e, entre eles, sobre a estrutura celular do hipocampo como também propôs sistemas de ação molecular de aprendizado e memória. No documentário em questão, “Em busca da memória”, são apresentados os avanços da neurociência em paralelo às próprias memórias do cientista, revisitando locações internas e externas de sua infância em Viena, o dia a dia em seu instituto na Universidade de Columbia, em Nova York, e fazendo incursões ao centro do cérebro humano, onde nossas memórias são armazenadas (Virada Científica, 2015).
Como citado no início do documentário “Em busca da memória”, a memória é um dos aspectos mais marcantes do comportamento humano. Ela nos permite solucionar problemas que enfrentamos diariamente, uma habilidade vital que dá continuidade à vida. Sem memória a existência humana não seria possível visto que não seriamos capazes de aprender a falar, ler, reconhecer objetos, pessoas e ambientes ou até mesmo desenvolver uma identidade, entre tantas outras coisas.
A compreensão dos processos de formação de novas memórias e pensamentos é um dos componentes fundamentais para a prática clínica, pois auxiliam o modo de analisar, assimilar e entender o comportamento humano e outras funções. Independente da área de atuação do profissional, os conceitos fundamentais da neurociências são a base para esta prática.
Tal conhecimento é necessário pois como citado por Bear, Connors e Paradiso (2017, p. 21), a atividade cerebral se reflete no comportamento. Este processo depende de uma série de elementos e é influenciado por diversos fatores, o desenvolvimento fisiológico do cérebro, a aquisição de conhecimento, o processo atencional, o contexto ambiental são apenas alguns dos exemplos importantes.
Para que esta formação seja possível, alterações nas sinapses ocorrem e portanto novas sinapses são criadas e antigas se fortalecem. A memória está relacionada diretamente ao processo de aprendizagem, pois conhecimentos são adquiridos através da codificação, armazenamento e, posteriormente, evocação desse conhecimento. A memória é a retenção desse aprendizado.
Um dos exemplos mencionados é uma conversa entre duas pessoas, neste processo ambas as partes se influenciam entre si, com alterações na estrutura cerebral ao lembrar de algo. Portanto, o processo de formação de novas memórias e pensamentos através dessa conversa possui relação estabelecida com a memória já armazenada, podendo ser consolidada (longo prazo) ou não, e que é evocada no momento da conversa.
Como também citado no documentário, na psicoterapia um novo ambiente pode ser criado, onde o comportamento das pessoas pode ser alterado, produzindo alterações anatômicas no cérebro. Tais alterações que ocorrem são possíveis graças a neuroplasticidade e se dão através de pensamentos, vivências, comportamentos e emoções influenciados pelo ambiente em que o indivíduo está.
...