TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psicológicos Básicos

Por:   •  18/5/2024  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia – Processos Psicológicos Básicos

Atividade 7 De acordo com a Organização Pan Americana de Saúde/OPAS (2009), cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem de forma abusiva substâncias psicoativas, independentemente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo. No Brasil, pesquisas indicam que 6,8% da população brasileira é dependente de álcool; 3% disseram já ter consumido maconha alguma vez na vida; e 4% da população adulta e 3% dos adolescentes já consumiram cocaína/crack — representando uma parcela significativa da população atingida por essa problemática (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas – INPAD, 2012). Nesse contexto, pesquise na internet, formas de atuação do psicólogo. Faça um relatório sobre o assunto!

As drogas podem produzir um estado alterado de consciência e as pessoas se viciam em estar neste estado.

O psicólogo ajuda no tratamento da mente enquanto os remédios tratam a parte física da dependência química.

O papel do psicólogo na dependência química é baseado na reestruturação dos pensamentos do indivíduo. Primeiro ele procura entender a relação do sujeito com as drogas. Seu modo de trabalho vai depender da abordagem psicológica que ele escolheu para seguir. Mas independente disso, o seu olhar recai sobre o indivíduo.

O profissional se debruça sobre a história psicossocial do dependente químico.

O papel do psicólogo na dependência química se fundamenta na escuta compreensiva sobre o sujeito. Seu olhar vai para além da doença em si. O psicólogo busca compreender a história do sujeito, suas motivações, razões. Ele ajuda o dependente a encontrar outras soluções para os seus problemas. O psicólogo objetiva ajudar o indivíduo no processo de autonomia. Se vê como dono de sua própria história.

O psicólogo atuará desde a aceitação de que o próprio indivíduo tem um vício, para a sustentação do tratamento, lidando com os comportamentos característicos do vício e o controle da manutenção para recaídas.

Os comportamentos característicos da dependência são ansiedade, resistência, abstinência, compulsividade. O psicólogo ajudará a lidar melhor com esses comportamentos.

O psicólogo ajuda a trazer mais saúde e alívio de sofrimento para o dependente químico.

Referências

Sites da Internet <https://gruposalvandovidas.com.br/papel-do-psicologo-na-dependencia-quimica/>

<https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/como-lidar-com-a-negacao-do-vicio-em-drogas/>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com