Projeto Piesc com Idosos
Por: geovanajan • 3/4/2016 • Trabalho acadêmico • 890 Palavras (4 Páginas) • 2.654 Visualizações
FACULDADE UNINGA
ERICA DE ARAUJO
EVILIN CAROLINE
GEOVANA DE JESUS
PROJETO PIESC
DINÂMICA DE GRUPO
MARINGA PR
2015
Introdução
O Piesc é o projeto de integração ensino, serviço e comunidade onde todos os anos têm como a proposta trabalhar a necessidade de uma determinada comunidade referente a esclarecimentos, orientações e prevenção etc.
O nosso trabalho teve como proposta realizar uma intervenção com grupos de idosos, foi realizado na casa de emaús. O trabalho tem como objetivo levar para a pratica a teoria que estudamos em sala de aula sobre dinâmica de grupo para adquirirmos uma pequena experiência.
Planejamento
O tema que escolhemos para realizar com os idosos foi à importância de permanecer ativo na terceira idade. Escolhemos esse tema, pois sabemos que muitos idosos por causa das varias transformações nesse período sentem-se que a vida acabou que agora é só esperar a morte, o que não é verdade, essa fase que o individuo tem que aproveitar a vida e saber que agora ele tem uma bagagem de experiência e mais do que nunca tem um saber que os mais novos não têm e que permanecer ativo é importante para uma melhor velhice.
Nós escolhemos a musica é preciso saber viver pra por enquanto os idosos chegavam para o ambiente ficar mais gostoso.
Nossa técnica realizada foi abrindo as janelas onde cada idoso deveria escolher uma frase e termina-la, que estavam em uma folha, algumas frases eram:
Sinto-me maia feliz quando...
Acredito...
Meu ponto forte é...
No grupo eu me sinto...
Meu coração transborda de alegria quando...
A coisa mais importante pra mim é...
Aqueles que realmente me conhecem sabem que eu...
No final da intervenção colocamos um vídeo de dois idosos dançando mostrando que na terceira idade o individuo é capaz de se superar tendo uma boa qualidade de vida.
O tempo de intervenção foi das 14h10min as 16h00min.
Relato
No inicio da intervenção ficamos bem ansiosas e nervosas, depois conversamos com a coordenadora e ficamos um pouco mais tranquilas, a maior dificuldade foi se expressar, falar com calma e tranquilidade, no começo da conversa nós falamos um pouco com pressa e parecia que não ia ter mais assunto, mas os idosos falam bastante então cada conversa saia algo que usamos para seguir adiante, a coordenadora nos ajudou e uma colega do quarto ano que foi para auxiliar ela foi muito importante e aos poucos ficamos a vontade.
Nós jogamos perguntas para eles como, por exemplo, se todos faziam exercícios e o que gostavam de fazer.
Outra foi se além da atividade física se tinham a preocupação de cuidar da saúde e da memória.
E como se sentiam participando do grupo.
E a importância de continuar praticando o que gostam de fazer seja uma dança uma caminhada, ler, escrever, viajar etc.
Nós sentimos que nosso objetivo foi alcançado e que os idosos que realizamos a intervenção eram idosos que tinham uma vida mais instável e que já tinham a noção de como também é importante essa fase, que não é diferente de outras fases então eles aproveitam bastante, porém diferente de muitos idosos que são abandonados, isolados que não tem a oportunidade de sentir-se acolhido por um grupo, esses idosos são muito privilegiados.
...