Psicologia , Caso Concreto
Monografias: Psicologia , Caso Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sousakarine • 4/6/2014 • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 425 Visualizações
Preconceitos, discriminações e estigma.
Ao pesquisarmos o preconceito e a discriminação achamos a seguinte afirmação. Pesquisa
realizada http://www.brasilescola.com/psicologia/atitude-preconceito-estereotipo.htm:
ATITUDE é um sistema relativamente estável de organização de experiências e
comportamentos relacionados com um objeto ou evento particular. Para cada atitude há um
conceito racional e cognitivo ? crenças e ideias, valores afetivos associados de sentimentos e
emoções que, por sua vez, levam a uma série de tendências comportamentais: predisposições.
Portanto, toda atitude é composta por três componentes: um cognitivo, um afetivo e um
comportamental:
a) a cognição ? o termo atitude é sempre empregado com referência à um objeto. Toma-se
uma atitude em relação a que? Este objeto pode ser uma abstração, uma pessoa, um grupo ou
uma instituição social.
b) o afeto ? é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que, por sua vez, gera uma
atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudes negativas.
c) o comportamento ? a predisposição : sentimentos positivos levam à aproximação; e
negativos, ao esquivamento ou escape.
Dessa forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está
predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma
negativa previsível.
CARACTERÍSTICAS DO PRECONCEITO: É um fenômeno histórico e difuso. A sua
intensidade leva a uma justificativa e legitimização de seus atos; Há grande sentimento de
impotência ao se tentar mudar alguém com forte preconceito.
Preconceito e modos de subjetivação.
A partir de um olhar mais reflexivo devemos questionar a natureza das discriminações e seus
mais diferentes agenciamentos. Como se constroem, numa sociedade, os conceitos de ?bom?
e ?mau?, ?certo? e ?errado?, ?feio? e ?bonito? ? elementos constitutivos das discriminações e
que fazem parte do que chamamos de subjetividade. Dito de outra maneira, ?bom?, ?ruim?, ?
certo? e ?errado? são conceitos construídos historicamente. Não podemos esquecer que nós,
sujeitos (e nossa subjetividade) somos um conjunto multifacetado no qual participam elementos
históricos, sociais e culturais.
Mas... o que é subjetividade¿
Subjetividade tal como compreendida por Félix Guattari não é passível de totalização ou
de centralização no indivíduo? (Guattari & Rolnik, 1996, p. 31) a subjetividade não implica
uma posse, mas uma produção incessante que acontece a partir dos encontros que vivemos
com o outro. Nesse caso, o outro pode ser compreendido como o outro social, mas também
como a natureza, os acontecimentos, as invenções, enfim, aquilo que produz efeitos nos
corpos e nas maneiras de viver. Tais efeitos difundem-se por meio de múltiplos componentes
de subjetividade que estão em circulação no campo social. Por isso mesmo, esse autor
complementa sua análise dizendo que a ?subjetividade é essencialmente fabricada e
modelada no registro do social? .(MANSANO, S. 2009, p.111)
Dois sociólogos, Nobert Elias e John SCOTSON realizaram uma pesquisa numa pequena
cidade inglesa e verificaram a construção de estigmas produzidos a partir da dinâmica social
da cidade. O nome fictício desta cidade é Winston Parva:
Winston Parva dividia-se em três zonas, três bairros distintos. Na zona 1, habitavam as
pessoas mais privilegiadas economicamente, cuja ascensão social permitiu que elas se
mudassem para a área de classe média da cidade, deixando, assim, a zona 2; nas zonas 2 e 3,
residiam os operários das fábricas locais.
Entretanto, por detrás da aparente semelhança existente entre os residentes dessas duas
últimas áreas da cidade, profundas disparidades foram verificadas entre seus grupos, uma
vez que os habitantes da zona 2, território mais antigo de Winston Parva, consideravam-se
superiores aos demais pelo simples fato de habitarem o local há mais tempo.
Não existiam, pois, diferenças étnicas, nos níveis de desenvolvimento econômico ou
educacional, nem mesmo de atividade profissional entre esses sujeitos, mas, mesmo assim, os
habitantes da zona 2, chamada por eles próprios de ?aldeia?, negavam-se a manter contato
com os recém-chegados da zona 3, o ?loteamento?, exatamente pelo fato de serem recém-
chegados, de serem outsiders na terra daqueles estabelecidos.
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