Psicologia Organizacional e do Trabalho
Por: amandadecker98 • 5/7/2018 • Resenha • 391 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Até por volta de 1930 não havia preocupação no setor industrial com a qualidade de vida do funcionário. Modelos de produção como o Taylorismo e o Fordismo prezavam pela maior produtividade possível sem se importar com as consequências para a saúde dos trabalhadores. Porém, em 1927 o Experimento de Hawthorne mostrou que o nível de produção é determinado pela interação entre os funcionários e pelo seu nível de satisfação com o trabalho e não por sua capacidade física. Soma-se isso à consolidação de leis trabalhistas e tem-se uma nova forma, mais humanizada, de enxergar o trabalhador e sua relação com a organização onde trabalha.
É aí que entra a psicologia organizacional: ela trabalha os fenômenos psicológicos que ocorrem dentro das organizações, atuando a partir do setor de Recursos Humanos. Essas organizações são feitas de pessoas, e para lidar com pessoas é necessário terbg conhecimento do comportamento humano e dos sistemas e práticas disponíveis para construir uma força de trabalho qualificada, motivada e saudável. Dentro de uma empresa é função do psicólogo prover esse conhecimento.
No início a psicologia industrial resumia-se a contratações e colocações de pessoal. Conforme os psicólogos foram passando a discutir também as estruturas da organização em si e não apenas os postos individuais de trabalho, surgiu a psicologia organizacional. Por fim, com a psicologia do trabalho surge uma preocupação com o ambiente de trabalho e o bem-estar dos funcionários.
O setor de RH, em si, sofreu muitas mudanças nos últimos anos. Deixou de tratar os trabalhadores como meros recursos organizacionais para tornar-se a “consciência” da organização e estimular o desenvolvimento da inteligência coletiva e individual continuamente.
Dentro da empresa o setor de Recursos Humano, no qual trabalha o profissional de psicologia do trabalho, tem como função:
● Agregar: contratações e integrações;
● Reter: prezar pela qualidade de vida dos funcionários e mediar a comunicação interna, principalmente entre as lideranças e os contratados;
● Orientar: treinamentos, avaliações e feedback;
● Desenvolver: avaliar competências e planejar carreiras;
● Recompensar: distribuição de cargos e salários;
● Acompanhar: auditorias, desligamentos e indicadores e gestão;
A psicologia acaba tendo um papel fundamental dentro das empresas, sendo ela responsável por buscar um alto nível de produtividade ao mesmo tempo que garante um ambiente saudável e agradável para todos, reconhecendo e identificando os processos psicológicos que ocorrem dentro da organização.
...