Psicologia Organizacional e do Trabalho
Por: Clara Coraini • 17/2/2019 • Trabalho acadêmico • 1.803 Palavras (8 Páginas) • 148 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
ESTÁGIO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
RELATÓRIO FINAL
CLARA CORAINI
BAURU
2016
CLARA CORAINI
RELATÓRIO FINAL
Relatório apresentado à disciplina de Estágio de Psicologia Orgnanizacional e do Trabalho: Orientação e Supervisão da Universidade do Sagrado Coração – Bauru/SP, sob a orientação da Prof.ª Larissa Helena Zani Santos de Carvalho.
BAURU
2016
- INTRODUÇÃO
O presente documento refere-se ao estágio curricular de Psicologia Organizacional e do Trabalho realizado na APAE de Bauru – Associação de pais e amigos dos excepcionais de Bauru, localizada na Rua José Henrique Ferraz nº 2-20, Jardim Ouro Verde, CEP: 17056-037, telefone (14) 3106-1252. O objetivo foi de realizar a Descrição de Cargos de funcionários do setor administrativo, que é um procedimento sistemático realizado através de uma coleta de informações utilizadas para mensurar o valor e a importância dos cargos analisados, com a finalidade de estabelecer diferenciais de salários, funções exercidas e possibilitar a avaliação de cargos (MALFERRARI, 1970).
As orientações supervisionadas referentes ao estágio ocorreram semanalmente e tiveram início em agosto e o término na primeira semana de dezembro de 2016. As atividades foram realizadas semanalmente com duração de 4 horas/dia, sendo que nas últimas duas semanas foram feitas 6 horas/dia, totalizando 54 horas finais.
O estágio em Psicologia na área Organizacional e do Trabalho teve como objetivo proporcionar ao aluno a aquisição de experiência profissional, aliando o conhecimento adquirido em sala de aula a partir de teorias estudadas ao longo do curso, fazendo uso de técnicas discutidas em sala de aula e em horário de orientação e supervisão e auxílio no reconhecimento de habilidades e competências adquiridas em situações reais de vida e trabalho.
- APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CONCEDENTE[1]
A APAE é uma Entidade de Assistência social de forma permanente, continuada e planejada que presta atendimento e assessoramento a pessoa com deficiência, bem como a defesa de direitos articulada com outras políticas na área de Educação e Saúde. Mantém Serviço de Proteção Especial média é alta complexidade. Sendo o Acolhimento Institucional considerado modelo a ser replicado pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) e pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para o Plano Viver sem Limite. Reconhecida pela atuação na Área de Educação, mantém a Escola de Educação Especial, para atender pessoas que necessitam de apoio pervasivo e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos incluídos nos Ensino Comum. Na Área da Saúde, a APAE integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência como Centro Especializado em Reabilitação – CERIII (atendendo a três tipos de deficiência: Física, Intelectual e Visual) e Oficina Ortopédica. É considerada modelo na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e Transtornos do Espectro do Autismo, sendo referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A APAE Bauru atende atualmente mais de mil e oitocentas pessoas com deficiência intelectual, física, visual, transtorno do espectro do autismo, necessidades educacionais especiais, bebês de risco e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Devido à experiência adquirida, somada a filosofia inclusiva, transformadora, é reconhecida pelo seu trabalho na área de desenvolvimento de tecnologia social, apoio à inclusão escolar e principalmente, emprego apoiado. Todas as ações desenvolvidas pela instituição são em prol da emancipação e inclusão social das pessoas com deficiência contribuindo para universalização dos direitos e respeito a dignidade humana.
3. PROGRAMA DAS ATIVIDADES
As atividades a serem realizadas pelas estagiárias estão relacionadas com a Descrição e Análise de Cargos que incluem a aplicação de questionário previamente estruturado contendo questões acerca da descrição e análise dos cargos já ocupados; realizar a redação com detalhes minuciosos do cargo, bem como o nome do cargo, o CBO (Código Brasileiro de Ocupação), os objetivos, atividades a serem realizadas pelo cargo e as ferramentas utilizadas; a especificação do cargo que incluem as qualificações, complexidade das tarefas, responsabilidades, efeito dos erros, condições de trabalho, requisitos físicos e a supervisão recebida; executar a planilha da descrição de cargo com as tarefas realizadas, como são executadas, para que são feitas, os recursos necessários, a frequência, e quem deve fazer.
Componente prático
- Realização de relatórios;
- Realização de entrevistas;
- Supervisões grupais;
- Pesquisas para o atendimento e compreensão da área.
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
De acordo com Zanelli (2004), o aparecimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho está claramente associado à crescente industrialização que ocorreu nos países dominantes, do cenário ocidental, no fim do século XIX e início do século XX, coincidindo com o despontar da própria psicologia como campo geral de estudos e aplicação. A busca de critérios e procedimentos para atender, principalmente, às finalidades de avaliação e seleção de empregados para as indústrias em expansão e de militares para exércitos fez com que os métodos e as teorias tivessem seus primórdios na área. O desempenho no trabalho e a eficiência organizacional constituíram, desde o principio, preocupações que orientam as atividades dos psicólogos nas organizações.
...