Psicologia Organizacional e do Trabalho
Por: bbcuheri • 3/6/2022 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Simule um diálogo de uma situação de feedback entre um gestor e um colaborador, utilizando os dois tipos de critica: construtiva e destrutiva, pontuando os possíveis resultados de cada uma.
Crítica Construtiva
Gestor: - Oi Fernando! Como você está hoje? Nas últimas semanas andei observando a equipe, pois notei que os números de vendas no seu setor caíram o dobro em comparação aos últimos 5 meses. Durante este período de observação, pude perceber que você é um atendente muito prestativo e ágil, que recebe nossos clientes com muita educação e simpatia, tornando a loja um ambiente mais acolhedor, e esses pontos são ótimos para a nossa empresa, porém pude notar que você está encontrando dificuldades em concluir as vendas e na prospecção de novos clientes. Como eu posso estar te ajudando a melhorar isso e de que maneira você enxerga esta situação?
Colaborador: - Realmente eu estou sentindo um pouco de dificuldade em concluir as vendas por não ter tanta experiência e oportunidade de desenvolvimento no ramo, me sinto inseguro e perco o ritmo, acredito que com isso o cliente não se sinta seguro em comprar também. O pensamento de ter que realizar a meta acaba me deixando ansioso, e eu me atrapalhamos em alguns pontos.
Neste feedback, onde há uma crítica construtiva, o colaborador pode se sentir ouvido e acolhido, visualizando possibilidades de melhorar seu desempenho junto ao gestor, onde os dois podem encontrar juntos uma solução para o problema, melhorando o desempenho do funcionário e colaborando com o sucesso da empresa. Isso gera diálogos abertos, e um fortalecimento de vínculo entre o funcionário e seu chefe, além de uma maior segurança e receptividade de ambas as partes.
Crítica Destrutiva
Gestor: - Fernando, você não consegue fazer o mínimo do seu trabalho! Não conseguiu finalizar uma venda neste último mês, com esse péssimo desempenho nossa filial sairá prejudicada e não iremos bater a meta final. Acho melhor você dar um jeito nisso!
Colaborador: - Eu estou me dedicando o máximo que eu consigo! Tenho dificuldade em trabalhar sob pressão de metas, sendo que o local não me da nenhum suporte para me desenvolver!
Neste tipo de feedback, o colaborar pode se sentir desmerecido, inseguro e desrespeitado, o que pode prejudicar o seu rendimento ainda mais e colocá-lo em uma posição de desmotivação, despertando emoções negativas, como raiva, tristeza, medo e o desprazer em trabalhar no local. Isso pode trazer prejuízos tanto para o funcionário quanto para a empresa.
...