Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem Material Foco: Pinóquio às Avessas
Por: Gabriele Souza • 5/11/2015 • Dissertação • 518 Palavras (3 Páginas) • 570 Visualizações
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem
Material Foco: Pinóquio às Avessas
Pinóquio ás Avessas, conta a estória de um garoto chamado Felipe, com dúvidas, perguntas e sonhos, nunca esclarecida pelos seus pais. Pois eles ensinavam que as respostas iriam ser encontradas na escola, que lá ele iria aprender a ser adulto, a trabalhar para ganhar dinheiro, ser alguém, ter um diploma. Mas Felipe, uma criança feliz e com sede de conhecimento ficou ansioso para que chegasse a hora de conhecer a escola. Quando chegou o momento, Felipe ficou feliz porque encontraria as respostas de suas criativas perguntas, dentre elas o nome do tal pássaro azul, que viu no caminho do primeiro dia de aula. Além disso, ele poderia ensinar tudo o que sabia, para os seus professores e seus amigos. Porém, não foi como imaginava. Pois quando questionou a professora o nome do pássaro azul, ela respondeu que não era hora para saber nome de pássaros, porque isso não está no programa. Felipe então percebeu que a escola ensina palavras, mas apenas aquelas que vieram encomendadas. O interessante no livro foi perceber a “metamorfose” que o Felipe sofre no decorrer da história e de sua vida.
Percebemos que a escola que Felipe frequentou, é da Abordagem Tradicional, pois se trata de uma educação onde o professor é detentor de todo conhecimento e seu sucesso, mas se houver fracasso no aprendizado, os alunos são responsáveis pelo seu insucesso. A finalidade é a formação do aluno quanto a preparação para o mercado de trabalho, e não quanto a à sua formação humana, cidadã.Suas experiências não podem ser compartilhadas, o aluno é apenas ouvinte, e seu professor um transmissor de informações prontas. Necessário seguir regras, e se descumpri-las recebe punições. Autoritarismo, isto é, oposição à liberdade individual e expectativa de obediência. São tratados como coletivo, e não individualmente. O seu aprendizado é medido por avaliações e notas, onde existe o mínimo a ser tirada para que não exista reprovação.
Na Abordagem Comportamental, continua sendo uma Pedagogia Diretiva, onde os alunos são passiveis e os pais e professores, são os donos do saber. Para Skinner, a inteligência é vista como capacidade do organismo a responder aos estímulos dos ambientes, uma pessoa é considerada inteligente, se responder bem aos condicionamentos. Tem como função eliminar os comportamentos não aceitos, e conservar os comportamentos que são corretos. O aluno é moldado por estimulo externo, sendo assim, ele não participa de decisões. A motivação, pode se dizer que são os reforços, através de nota, elogio, e um almejado diploma.
Tendo em vista que, a Abordagem Humanista foca totalmente o individuo, segundo Rogers, o conhecimento é construído a partir das experiências, preza a interação com o mundo e com o outro. Valoriza o “Eu”, sem esquecer o “mundo”. O aluno está em constante descoberta. o orientador faz o papel de professor, incentiva o aluno a fazer pesquisas relacionadas a assuntos do seu interesse. O aluno não faz provas, pois eles aprendem a acreditar no desenvolvimento pessoal, construindo responsabilidades. Felipe teria sido muito melhor aproveitado nessa corrente, além é claro de ganhar a felicidade plena.
...