Psicologia do esporte
Resenha: Psicologia do esporte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: letidani • 23/10/2013 • Resenha • 237 Palavras (1 Páginas) • 450 Visualizações
A Psicologia do Esporte ao longo dos anos tem conquistado seu espaço no cenário do esporte, principalmente através dos atletas que entenderam que o emocional faz a diferença no momento decisivo da competição.
O psicólogo do esporte também percebeu que o seu campo de atuação dentro do esporte é amplo e que tem início no primeiro contato da criança com a modalidade esportiva. Esta atuação apesar de lidar com uma área mais informal, que é o contexto esportivo, deve considerar os preceitos éticos da categoria. O profissional também tem um importante papel no esporte enquanto Promoção Social e da Qualidade de Vida.
No Brasil, o termo Psicologia Jurídica é o mais adotado. Entretanto há profissionais que preferem a denominação Psicologia Forense. O termo forense nos leva a idéia de fórum, tribunal, já a palavra “jurídico” da um sentindo mais amplo e abarca os conhecimentos do Direito. Assim, a palavra “jurídica” torna-se mais abrangente por referir-se tanto aos procedimentos ocorridos nos tribunais, quanto àqueles que são frutos da decisão judicial ou ainda àqueles que são de interesse do jurídico ou do Direito.
No princípio o psicólogo jurídico apenas servia para formular laudos baseado em diagnostico e testes psicológicos para ajudar a instituição judiciária a tomar uma decisão. Porém no decorrer do tempo surgiu a necessidade de mudar este modelo de atuação, dessa forma buscou-se novas formas de intervenção, visando o bem estar do individuo, focando a preservação da sua cidadania.
...