TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Clima Organizacional

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Psicologia

Psicologia, Instituições e Organizações

T.D.E

Aluna: Isabella Kobren da Cunha

O filme “Os Estagiários” trata da história de dois homens amigos, de mais ou menos 40 anos de idade, que depois de serem demitidos, começam a procurar por um novo emprego. Mesmo não sabendo quase nada de tecnologia, os dois foram contratados como estagiários na empresa Google, onde eles passam a conviver com chefes e colegas que são muito mais novos que eles, passando por vários momentos de tensão e desavença, mas também muitas aventuras.

Billy e Nick, que são os personagens principais do filme, decidem sair da sua zona de conforto e partem em busca de desafios em uma área e em uma empresa que não estão familiarizados. Em uma empresa grande, onde teriam que, em grupos, participar de desafios liderados por uma pessoa que já trabalhava na Google para, caso fossem os vencedores, começarem a efetivamente trabalhar na empresa. Analisando o filme, é possível perceber a presença de um líder e de uma equipe de trabalho. O líder (desses desafios) se mostra marcante e intimidador e a equipe de trabalho de Billy e Nick mostraram que proporcionaram vivencia e uma comunicação interpessoal entre eles, favorecendo o vínculo emocional entre as partes. Outra coisa perceptível no filme é a presença de pressão, coação e manipulação em outra equipe que estava disputando as vagas, que são características que muitas vezes estão presentes em grupos de trabalho nas empresas. Durante os desafios, podemos perceber que uma boa comunicação, o estabelecimento de metas e objetivos em conjunto são essenciais para a constituição e manutenção de uma equipe que seja produtiva numa empresa.

A Google é uma empresa grande que está sempre se renovando, possui técnicas, ambientes que estimulam a criatividade de seus funcionários. Possuem um ambiente colorido, locais de lazer, trabalho e descanso. O relacionamento entre os funcionários acontece sempre dentro da empresa, tanto nos momentos de lazer quanto de trabalho. Essa metodologia é ótima para a empresa, porém, para o funcionário, depois de um certo tempo pode se tornar cansativo.

Outro aspecto presente no filme é o conflito entre as gerações, pois Billy e Nick são os únicos funcionários mais velhos no meio de muitos jovens que estão ali em busca do mesmo objetivo. Porém, foi por causa da diferença de “inteligência” e das características particulares de cada geração que o time deles se destacou.

No momento da escolha dos indivíduos que iriam participar da seleção de estágios, Lyle (que era um dos gerentes da empresa)  apoiou a entrada de Billy e de Nick, dizendo que eles eram os únicos que pensavam “fora da caixa” e que eles “tinham mais anos de vendas e experiência do que os estagiários tem de vida”, o que nos mostra que as empresas devem estar abertas a diferenças nas suas equipes e que a característica individual de cada colaborador, se forem somadas, devem resultar em um todo positivo para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com