TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia social na america latina

Por:   •  14/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do documentário realizado pelo conselho regional de psicologia: “Diversidade: psicologia todo dia em todo lugar” com o artigo científico dado em aula:“Silvia Lane e o projeto do compromisso social da psicologia”.

O CRP criou um projeto para conhecer melhor a realidade dos profissionais de psicologia no estado de São Paulo com o intuito de conhecer melhor a prática da profissão e a atuação profissional dessa área.

Com isso, pesquisadores, psicólogos e gestores elaboraram vídeos mostrando um pouco da sua prática profissional.

Carlos Eduardo psicólogo comunitário, um dos colaboradores para o projeto, mostra sua realidade profissional vinculada aos desafios do dia á dia do ser humano, mostrando uma participação ativa em seu bairro de nascença o capão redondo na cidade de São Paulo.

Carlos atualmente busca seu doutorado na USP, rompe segregações e estereótipos e tem orgulho de vir de uma comunidade podendo ajuda-la e transmitir seus conhecimentos, refletindo  junto a pessoas envolvidas em trabalhos sociais, ongs e até grupos religiosos, afim de possibilitar á comunidade a devida atenção.

Além das dificuldades já enfrentadas por Carlos sendo negro e morador de uma comunidade, em seu mestrado na USP tem um estudo com um grupo de estudantes sobre jovens negras o que está totalmente vinculado com sua realidade cultural e as pessoas do meio ao qual se desenvolve.

O futuro mestre em psicologia comunitária relatou uma de suas experiências profissionais, num dia que houve uma enchente no Córrego dos Brancos onde ele e um grupo de pessoas ajudaram os moradores que tiveram perdas pelo desastre, cozinhando, ajudando nas mudanças dos móveis, salvando alguns bens que os moradores presavam.

E nesse bairro havia uma moradora onde sua casa era na beira do córrego, e quando o córrego invadiu sua residência, se deitou na cama chorando desesperadamente pelos bens que perderia imediatamente, e que foram construídos com dedicação de seu trabalho. A moradora dizia que aquele pequeno cômodo, aquele quartinho levou anos para ser construído devido a sua situação financeira, e que naquele momento da enchente ela iria junto deitada na cama pelo que ela construiu.

Nesse momento Carlos viu o sofrimento da moradora, foi abraça-la e conversou com ela pedindo para que ela deixasse o lugar que seria alagado pela enchente, a mulher deixou o lugar e disse para o psicólogo que sabia que um anjo viria lhe buscar e sabia que o anjo era ele e devido a isso ela deixou o lugar.

Carlos mostrou que como profissional da psicologia comunitária seu trabalho começa na comunidade, ajudando pessoas da sua realidade, estando ativo nas situações discussões, transmitindo afeição e conhecimento para as pessoas que também os rodeiam. Para ele a solução de determinados problemas necessita que o psicólogo esteja ativo as pessoas, junto á elas, próximo da realidade delas. O profissional da área social diz que como psicólogo precisamos estar na hora do trauma com as pessoas e não aguardar ela em clínica para só remediar seu problema, a prevenção é a melhor opção.

Silvia Lane com o projeto do compromisso social, e grande influência da psicologia social aqui no Brasil aliou teoria á pratica que é o que mostra o Carlos, ambos contribuindo para a transformação da psicologia social de forma a reconhecer o caráter histórico cultural e social dos sujeitos.

Para Lane o conhecimento deveria ser útil e aplicado na realidade social, com a intenção de proporcionar relações dignas á todos.

Seu projeto do compromisso social se pautava no trabalho coletivo, na consciência crítica e atenção, sendo voltada para as urgências e necessidades da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com