Psicopatas
Tese: Psicopatas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: inhoestudioso • 4/10/2014 • Tese • 363 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Estudo de caso: PSICOPATAS S/A
a) Diagnóstico da situação atual:
Um psicopata pode estar em qualquer lugar, mas os lugares onde mais se concentram é em ambientes favoráveis aos seus objetivos, ou seja, ter poder, ser valorizado, se sentir superior aos demais, e com todo o seu poder tenta obrigar as pessoas a fazerem o que ele deseja; diante destes aspectos pode-se dizer que os lugares onde mais se concentram os psicopatas em ação, não nas empresas.
O psicopata é capaz de armar situações para eliminar do seu caminho as pessoas que possa estar atrapalhando seus planos e ele assumir o poder. Utiliza de argumentos e trama situações que irá favorecê-lo.
Faz-se de amigo, conquista as pessoas, mostra que possui fatores em comum, elogia a vítima para que ela sinta confiança e se aproxime, criando laços de amizade, age friamente e é muito calculista.
b) Análise da situação com possíveis soluções:
Para evitar que os psicopatas adentrem a empresa, é necessário um processo seletivo rígido, com atividades e perguntas relacionadas aos desejos e objetivos a curto, médio e longo prazo; realizar dinâmicas que exponham os candidatos em situações de valorização e de constrangimento, mas de uma maneira imperceptível, com o objetivo de descobrir quais serão suas reações em cada situação, também pode ser realizados testes psicológicos para ter informações que possam ser obtidas do seu inconsciente.
Mas se o psicopata já está na empresa, cabe ao setor de RH e seus liderem assim como colegas de trabalho observar suas atitudes em determinadas situações, caso o psicopata já tenha recebido alguma promoção, verificar quais os motivos que o levou a isso, comparando com todos que exercem a mesma função e possui em média o mesmo tempo de empresa.
Evitar expor sua vida, desabafar e ter um contato muito próximo, evitando dar a deixa para o psicopata ter informações que possa utilizar contra você.
c) Prognóstico da situação:
O objetivo é conhecer bem quem está prestar a entrar na organização, qual o tipo de personalidade, se está de acordo com os ideais da organização.
O acompanhamento de suas atitudes é entender qual o seu objetivo. Evitar contar segredo ou se expor, não significa maltratar a pessoa, mas ser conservador, não dando margem para o psicopata agir.
...