Psicopatologia
Resenha: Psicopatologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julisantos • 28/9/2014 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
A história da psicoterapia tem trilhado um longo caminho em busca de uma definição que abranja sua natureza e essência, que compreenda a relação terapeuta- cliente- mundo. Logo, etimologicamente, psicoterapia vem do grego therapeia, therapeuein, que significa " cura, iniciação, método, ato de curar, tomar conta" entre outros significados, psicoterapia seria a " cura da alma".
Pergunta Kierkegaard: “O que há então”? Responde: “Nada”. E é justamente com esse nada que a existência se depara. É o nada que perturba a paz no paraíso. Mas que efeito tem o nada? Ele gera a angústia. Logo a situação anterior ao pecado original é o nada. A angústia provém do nada que é constitutivo das ações humanas. E é esta situação que deve, segundo esse filósofo, ser investigada pela psicologia: a angústia frente à possibilidade do pecado. A situação de Adão trata-se de um passado que continua presente, já que abre a experiência da angústia à humanidade.INTRODUÇÃO
Martin Heidegger (1889-1976) foi um filósofo alemão. O seu ponto inicial de investigação é indubitavelmente o problema do sentido do ser. Assim, ele elucida essa investigação ao longo da tradição metafísica que sempre se prendeu a uma compreensão única, dominada pelo ente (identificando o ser), ao invés da compreensão do estudo do sentido do ser. As bases de sua filosofia existencial foram expostas em 1927, em sua obra Ser e Tempo. Foi profundamente influenciado por Edmund Husserl, pai da Fenomenologia, de quem foi assistente após a Primeira Guerra Mundial.
A questão fundamental da filosofia heideggeriana não é o homem, mas sim o ser, o sentido do ser. O ponto de partida necessário de toda tentativa em “determinar” o sentido do ser do ente em geral, era o homem como ser-aí ou Dasein. Pois, de todos os entes, o homem é o único ao qual é, de fato, exigida uma solução para a questão do existir. Assim, criando uma terminologia própria, Heidegger denomina o modo de ser do homem, nossa existência, com a palavra Dasein, cujo sentido em português pode ser traduzido por ser-aí. Assim, o Dasein é o único que pergunta, é o único capaz de se questionar sobre o sentido do ser.
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