Psicoterapia breve operacionalizada
Por: mariavilakoga • 25/9/2018 • Artigo • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 392 Visualizações
Psicoterapia breve operacionalizada:
Quando ao sujeito frente ao uma situação vital e ele não consegue agir, consideramos que ele está em uma crise adaptativa.
Acontecimentos bruscos, súbitos ou inesperados com carga emocional (Significativa) -> Não conseguir responder a isso -> Crise adaptativa.
Sem condições para elaborar e resolver aquele problema adaptativo que surgiu.
Crise é originada por : Perda ou ameaça de perda, aquisição ou expectativa de aquisição de espaço significativo no universo pessoal do sujeito.
Espaço significativo no universo pessoal do Sujeito: Conjunto formado pela pessoa em sí, psicossomático corpo e a mente funcionando. Mais a totalidade de objetos externos que são compreendidos como outras pessoas, bens matérias( O que se tem e o que se falta) e espirituais (Crenças, princípios, moral, etc) e situação sociocultural (Cultura que nasceu, onde está inserida no momento)
Aquilo que a pessoal real experimenta,
Suas experiencias não podem servir de base para a situação que o outro está vivendo, você pode ter mais recursos para lidar com a situação.
Como aquilo que a pessoa está vivenciando é significado dentro do espaço significativo no universo pessoal do sujeito, para poder entender a situação de crise. Se não existir esse processo de compreensão não é possível definir a situação problema ou FOCO.
Emergências e sentimentos específicos:
Pode ocorrer uma transformação na vida da pessoa que se não for cuidada adequadamente pode transformar-se em uma psicopatologia. (Depressão depois de uma perda significativa na família)
Perdas: Sentimentos depressivos ou de culpa. Faz a pessoa projetar a culpa nos outros. Auto acusação ou auto agressão.
Aquisição ou ganho: Inferioridade, menos valia e de inadequação. Abandono precipitado do ganho ou despertar atitudes maníacas e arriscadas onde os precauções e limites são colocados de lado. (No caso, mulher gravida que ignora qualquer risco que possa vir da gravidez, somente vê o lado positivo da situação.) (Não conseguir assumir uma nova posição no emprego – não assumir o cargo, pedir demissão, tomar atitudes inesperadas ou uma atitude de menos valia)
Esses sentimentos exigem atenção especializadas do terapeuta, para que possam ser superadas com o menos sofrimento possível tanto físico quanto mental. Tratar esses sintomas facilita o crescimento emocional e o aumento da eficácia adaptativa.
Situação Problema: Psicologia breve operacionalizada:
O planejamento da psicoterapia breve operacionalizada deve ser feito a partir do raciocínio clínico psicanalítico. Deve procurar o que está influenciando na adaptação do paciente.
Adaptação: Adequada ou não estamos pensando na solução que a pessoa dá.
Solução adequadas: São favorecidas pelo predomínio da pulsão de vida sobre a pulsão de morte(Tira você do estado vital para o não vital – te leva para a inercia, destruição, punição) ou do equilíbrio das duas. Cuja constância dentro dos 04 setores da adaptação contribuem para o diagnóstico de adaptações eficazes ou ineficazes leves (Raciocínio Clínico).
Solução pouco adequadas: São influenciadas pela instabilidade das pulsões de vida e de morte, variando o predomínio. Levando o paciente para um diagnóstico de adaptação ineficaz moderada. – Paciente que parece que vai conseguir superar a situação problema, mas depois volta ao “normal”, resolve uma situação, mas logo em seguida inicia uma outra situação problema. OSCILAÇÃO.
Solução Pouquíssimas adequadas: São induzidas mediante ao excessivo predomínio das pulsões de morte ou insuficiente pressão das pulsões de vida. Adaptação ineficaz severa ou grave. Funcionamento limitado.
Solução = Problema.
O cliente chega para nós com um problema (Situação Problema = Foco)
Identificar a situação problema = Envolve a percepção do complexo de variáveis que coexiste e interagem simultaneamente que faz com que o sujeito encontre uma resposta.
Serie de situações que pressionam a paciente para uma resposta, mas não é uma única variável, e não é um problema único. É uma psicodinâmica.
Raciocínio clínico para entender a psicodinâmica do paciente.
História do paciente + situação problema.
Colocar uma situação problema como principal. -> Aquela que desencadeia todas as outras situações problemas e compreender em qual setor adaptativo ela está (Orgânico/Sociocultural/Relações Afetivas/Produtivo).
...