TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO DE PSICOLOGIA: DISCRIMINAÇÃO NA MENOR IDADE

Por:   •  14/3/2016  •  Exam  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Por que crianças e adolescentes podem ser considerados uma minoria social?

Porque a sociedade exclui de diversas formas essas crianças e adolescentes, não dando voz, não dando direito e nem a assistência necessária, com essa falta de assistência acabam se sujeitando ao trabalho escravo e a prostituição, e assim causando grande prejuízo emocional para essas crianças que sofrem esses tipos de abuso, pois o certo seria estarem estudando e até mesmo brincando.

O fato das crianças não produzirem para o capital acaba influenciando no preconceito social, os tornando assim como minorias, pois acaba não obtendo direita a vida, a vida na qual merecem. Porém a constituição da criança e adolescente proporciona a essas crianças e adolescentes o direito à vida com saúde, educação, lazer etc.

  1. Quais as principais formas de discriminação e violência contra crianças e adolescentes abordadas no vídeo? Quais os fatores que as influenciam?

As principais formas de violência no vídeo são a exploração e a prostituição. Fica claro que o fator que influencia é a sociedade, pois muitas vezes passa como algo normal, que é certo as crianças não terem seus devidos direitos respeitado. No vídeo diz que lugar de criança é brincando e na escola, porém na entrevista mostra ao contrario, que muitas pessoas da sociedade não pensam assim, acreditam que o trabalho infantil dá a dignidade à criança e ao adolescente.

  1. Fazer uma reflexão sobre o papel do assistente social diante das situações adversas que podem se vivenciadas por crianças e adolescentes.

O papel do assistente social é auxiliar e direcionar essas crianças e adolescente, intervindo para que os direitos sejam assegurados, direitos como saúde, educação, entre outros. Buscando fazer a reintegração dessas crianças que sofre ou que já sofreu algum tipo de abuso, e assim, os encaminhando para psicólogo, para menores traumas, uma averiguação junto a família.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com