QUESTÕES A SEREM ANALISADAS E RESPONDIDAS:
Por: SimoneRCamargo • 2/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.548 Palavras (7 Páginas) • 197 Visualizações
QUESTÕES A SEREM ANALISADAS E RESPONDIDAS:
Existem histórias da Psicologia e diversos autores que subsidiaram o entendimento da Psicologia como produção humana. Discuta a importância de estudar a história da Psicologia.
Quais as contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles acerca dos objetos de estudo da Psicologia?
Qual contribuição de Aristóteles é considerada o primeiro tratado em Psicologia? Sobre o que postulava?
No Império Romano e na Idade Média o Cristianismo emerge como força religiosa e política que também monopolizava o saber e o estudo acerca do psiquismo. Quais contribuições dos filósofos nesse período?
Discuta o Zeitgeist do Renascimento.
Como a compreensão mecanicista do ser humano e o surgimento do conceito de consciência influenciaram nas possibilidades de aparecimento da psicologia como ciência?
O desenvolvimento da ciência moderna embasou-se em um paradigma positivista que postulava a necessidade de maior rigor científico como modelo para construção do conhecimento. Discuta as contribuições de Descartes e Comte nessa formulação.
“Os filósofos do século XVIII e XIX, que tinham a mente e o seu funcionamento como objeto de estudo de grande interesse, dividiram-se em duas escolas de pensamento: o empirismo inglês e o racionalismo alemão.” (PISANI, 1991, p.15). Diferencie a compreensão dessa duas escolas do pensamento.
A Psicologia Científica se instalou na possibilidade de mensuração dos fenômenos psicológicos. Quais as contribuições de Wundt para compreensão da Psicologia como ciência.
Diferencie o estruturalismo do funcionalismo.
Em que consistiria o introspeccionismo.
Apresente as duas Psicologias apresentadas por Wundt e a distorção das contribuições suas contribuições
Discuta como o monopólio de Wundt durou pouco tempo.
Quem foi Charles Darwin e qual sua contribuição?
Quem foi Francis Galton e qual sua contribuição?
Respostas:
1) Torna-se muito importante conhecer a história da Psicologia para compreender a diversidade com que a Psicologia se apresenta hoje, A construção da Psicologia está ligada a cada momento histórico, as exigências de conhecimento da humanidade, as demais áreas do conhecimento e aos desafios sociais e econômicos.
2) Sócrates (467 - 399 a.c.) Abre o caminho que seria muito explorado pela Psicologia, afirma que a razão é a principal característica do homem e que é essa característica que o diferencia dos animais.
Platão (427 - 347 a.c.) Procurou definir um "lugar" para a razão em nosso corpo, concebia a alma separada do corpo.
Aristóteles (384 - 322 a.c.) Corpo e alma não podem ser dissociados, a alma também é mortal, tudo o que cresce possui alma. Valoriza a observação como método para estudar os eventos naturais. Razão, percepção e sensação são diferentes.
3) Tratado De Anima, a psyché seria o princípio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta, possui a sua psyché ou alma.
Plantas - alma vegetativa.
Animais - alma sensitiva.
Homem - alma vegetativa, alma sensitiva e também alma racional que tem a função pensante.
Diferenças entre a razão, a percepção e as sensações.
4) Santo Agostinho, inspirado em Platão - cisão entre alma e corpo.
A alma não era só a sede da razão, era a manifestação divina no homem, era imortal, liga o homem a Deus e é a sede do pensamento, a igreja passa a se preocupar com a compreensão da alma.
São Tomás de Aquino - Buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência - O homem na sua essência, busca a perfeição através da existência.
Só Deus seria capaz de reunir essência e existência, através de Deus o homem busca a perfeição. São Tomás de Aquino, encontra argumentos racionais para os dogmas da igreja católica.
5) Na época do Renascimento , surgia a compreensão mecanicista, a ciência postulava o homem como máquina, podendo ser estudado em partes. Neste mesmo período a ciência rompia com a igreja, deixando de considerá-la o centro de tudo, iniciava se a transição para o capitalismo.
6) O pensamento mecanicista entende o homem como uma máquina, o corpo separado da mente, o homem possui uma substância material e uma substância pensante. Torna possível então, o estudo do corpo morto, dessa forma, possibilita o avanço da filosofia, anatomia e o progresso da Psicologia como ciência.
7) Com Descartes surge a teoria do dualismo, separação de mente e corpo e o paralelismo psicofísico. Descartes acreditava que a realidade inteira respondia a uma ordem racional, pretendia criar um método que possibilitasse respostas exatas, para isso fundamenta seu método em quatro regras:
1- Nunca aceitar como verdade senão aquilo que vejo clara e distintamente como tal.
2- Decompor cada problema em suas partes mínimas.
3- Ir do mais compreensível ao mais complexo.
4- Revisar completamente o processo para assegurar-se de que não ocorreu nenhuma omissão.
Comte buscou aplicar rigorosos métodos científicos ao estudo dos fenômenos sociais, ou seja, a produção de conhecimento com base em evidências empíricas obtidas com experimentação, comparação e observação
8)
Empirismo Inglês
Racionalismo Alemão
A mente a uma tabula rasa onde seriam
impressas todas ideias e conhecimentos
por meio da experiência.
A mente tem capacidade inata, para gerar ideias,
independente dos estímulos do meio, diminuindo
a importância da percepção sensorial.
Nada existia que não tivesse passado
pelos sentidos.
Afirma que
...