Quais são os pressupostos básicos da teoria psicanalítica
Seminário: Quais são os pressupostos básicos da teoria psicanalítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Roseeliane • 29/9/2014 • Seminário • 691 Palavras (3 Páginas) • 1.495 Visualizações
1-) QUAIS SÃO OS PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA TEORIA PSICANALÍTICA ?
A expressão psicanálise designa uma ciência, uma área de conhecimento, uma escola psicológica que busca penetrar na dimensão profunda do psiquismo humano para conhecê-lo. Enquanto a ciência, possui um método um conjunto de procedimentos para os estudos dos fenômenos humanos. Assim com o termo psicanálise podemos nos referir também ao método que é peculiar, neste caso, o método da associação livre que é um método interpretativo.
2-) QUAL É A FUNÇÃO DAS TRÊS ESTRUTURAS (O ID, O EGO E O SUPEREGO) DA PERSONALIDADE :
ID - 90% inconsciente
Processos primários
Princípio de prazer
E símbolo e atemporal
EGO - Consciente e Inconsciente
Princípio de realidade
Processo secundário (linguagem)
Mecanismo de defesa (Inconsciente)
SUPEREGO – Na sua maior parte consciente
Responsável por normas e valores.
3-) EXPLIQUE AS RELAÇÕES ENTRE ID, EGO E SUPEREGO .
Dada a apresentação de estruturas (o ID, o Ego e Superego) que compõem a personalidade e as qualidades dos conteúdos mentais, como elas atuam no funcionamento de uma pessoa.
Embora cada estrutura tenha denominação particular e opere segundo princípios distintos, em circunstâncias habituais, esses sistemas trabalham como uma unidade completa sobre o gerenciamento do ego.
Bem, para algo funcionar há necessidade de um elemento que faça se mover.
4-) OBSERVE UMA CRIANÇA NAS FASES ORAL E ANAL E APRESENTE SUAS CONSIDERAÇÕES.
Na fase oral, que dura aproximadamente o primeiro ano de vida da criança ou de um ano e meio, a zona oral desempenha o papel principal o prazer advém da sucção. A boca e sua extensão, como os lábios e a língua constituem a zona erógena (zona de prazer). Os objetos escolhidos são os seios ou seus substitutos, como os dedos, a chupeta, alimentos e etc.
As crianças, no estágio oral, levam qualquer objeto a boca, mordendo ou sugando-o. O mundo nessa fase tem características de boca.
A duração da fase anal pode ser estimada em aproximadamente um ano e meio. Nesta fase, o ânus constitui a zona privilegiada das tensões e gratificações sexuais.
A sensação de prazer ou desprazer está associada a expulsão (defecação) ou a retenção das fezes. O prazer advém também da manipulação das mesmas. Na passagem da fase oral para a fase anal, a educação esfincteriana, ou seja, o controle da evacuação, tem o papel relevante. Ao conseguir controlar seus esfíncteres a criança tem a sensação de poder controlar também seus impulsos.
5-) DE DOIS EXEMPLOS DOS SEGUINTES MECANISMOS DE DEFESA PROJEÇÃO, REPRESSÃO E FORMAÇÃO REATIVA.
PROJEÇÃO: Mecanismo de defesa que consiste em atribuir inconscientemente ao outro, e de forma mais geral, em perceber
...