Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia
Trabalho acadêmico: Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laismoreira • 15/9/2013 • Trabalho acadêmico • 2.126 Palavras (9 Páginas) • 594 Visualizações
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Introdução
Aos que se interessam pela Educação, necessitam saber como as crianças pensam, se desenvolvem, e adquirem o conhecimento do mundo.
Deste modo, aplicam-se a psicologia a fim de esclarecer dúvidas, os psicólogos da Educação tem considerado o ser humano a partir de diferentes pontos de vista e tem tido diferentes concepções a seu respeito.
Assim, foram criadas, na Psicologia da Educação, diferentes teorias sobre o desenvolvimento e o processo de ensino/ aprendizagem. De acordo com sua concepção do ser humano, cada teoria exigira uma diferente atuação do educador. Veremos a seguir uma síntese deste estudo:
“Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia?”.
A educação é algo que exige muito de seu docente, pois ele tem de estar atualizado constantemente para transmitir seu conhecimento adquirido aos alunos. A psicologia esta completamente acoplada à educação, pois estuda o comportamento do ser humano, a maneira de expressar e seus processos mentais. Ela permite ao professor uma compreensão das diversas fases de desenvolvimento do individuo, e um maior entendimento sobre a aprendizagem, também o ajuda a desenvolver seus conhecimentos e habilidades, a partir das obrigações e desafios que o ato de educar lhes proporciona hoje em dia. Dessa maneira a psicologia possibilita ao professor desenvolver e pesquisar as próprias atividades, e a partir delas transformar seu saber numa construção continua de sua identificação como professor.
Na transmissão de conhecimento, o professor é formador e instrutor da personalidade de seus estudantes no processo ensino-aprendizagem, pois desempenha a função de mediador da concepção do intelecto, afetivo e social do aluno.
Desta maneira, a união e as contribuições da psicologia para a pedagogia é incontestável e remota aos tempos antigos. Pois proporciona a buscar respostas sobre como se aprende, como se deve ensinar , levando em conta as propriedades psicológicas de cada aluno, qual a importância da informação no desenvolvimento humano. A Psicologia na esfera escolar também contribui para aperfeiçoar as relações entre professores e alunos, pois fornece uma visão mais compreensiva dos métodos educativos que se ocorrem no contexto educacional.
Teorias Psicologia – Aspectos Conceituais Contribuições para o Âmbito Educacional
Teoria Verbal Significativa
David Ausubel A aprendizagem significativa acontece quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja, é possível aprender significativamente novas idéias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo. Em outras palavras, os novos conhecimentos se relacionam com o conhecimento que já possui. .Pode ocorrer de três formas diferentes, sendo através de representações, conceitos ou de proposições.
A aprendizagem por representações ocorre quando a criança adquire um vocabulário novo. Primeiramente ela aprende as palavras que representam os objetos reais e significativos, porém ela ainda não os classifica.
A aprendizagem por conceituação ocorre quando a criança aprende determinadas palavras como exemplo, papai e sabe diferenciar que essa palavra pode ser usada para seu pai e todos os outros existentes. Em relação a proposições, se trata de quando o individuo conhece o significado dos conceitos e já consegue formar frases.
Teoria Genética da aprendizagem –
Jean Piaget Abordou o desenvolvimento da inteligência através do processo de maturação biológica Para ele, há duas formas de aprendizagem. A primeira equivale ao próprio desenvolvimento da inteligência, esse desenvolvimento é um processo espontâneo que inclui maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações especificas ou a aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais.
No processo de desenvolvimento, Piaget definiu que as crianças se desenvolvem através de estágios, sendo eles:
- Estágio – Sensório-motor: (0 a 2 anos) A inteligência da criança é essencialmente pratica e as aços de reflexo predominam.
- Estágio - pré-operatório: ( 2 a 7anos) Predomina o egocentrismo, pois a criança não consegue colocar-se abstratamente no lugar do outro.
- Estágio –Operações Concretas:( 7 a 12 anos) Período em que a lógica começa a desenvolver-se e a criança já consegue , a seu modo, organizar e sistematizar situações e relacionar aspectos diferentes da realidade.
- Estágio - Operações formais e pensamento hipotético-dedutivo: Predomina a lógica formal, a criança já pode realizar abstrações sem necessitar de representações concretas.
Teoria, Interacionismo ou Sociocontrutivismo, de Lev Vigotsky Sobre o desenvolvimento da aprendizagem e a construção do conhecimento perpassavam pela produção da cultura, como resultado das relações humanas. Por conta disso, procurou entender o desenvolvimento intelectual a partir das relações histórico-sociais, ou seja, buscou demonstrar que o conhecimento é socialmente construído pelas e nas relações humanas.
Para Vigotsky, o homem possui natureza social visto que nasce em um ambiente carregado de valores culturais: na ausência do outro, o homem não e faz homem. (VYGOSTKY, 1991). A vivencia social é fundamental para modificar o homem de ser biológico a ser humano social.
Teoria Freudiana Fases do desenvolvimento: Fase oral, fase anal e fase fálica.
Complexo de Édipo, fase de latência, fase genital e análise dos sonhos.
Teoria Behaviorista A partir desse viés, Skinner desenvolveu o conceito de reforço, relacionando ao comportamento. Podemos separar dois tipos de reforços: positivo e negativo.
Reforço positivo: estimulo em consequência
...