Qualidade De Vida No Trabalho
Exames: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: berg_03 • 12/11/2014 • 810 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
Qualidade de Vida
O conceito de Qualidade de Vida (QV) pode ser expresso com condições de vida que um ser humano necessita. Incluem-se vários parâmetros, como o bem-estar físico, psicológico e emocional, reacionamentos sócias (família e amigos) como também, a educação, entre outros aspectos.
Para garantir uma boa qualidade de vida, é preciso que se possuam hábitos saudáveis, tais como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, procurar por bons relacionamentos sociais, separar um tempo para o lazer, entre outros fatores, como lidar com situações difíceis usando bom humor, que façam o indivíduo se sentir bem.
É importante entender que a qualidade de vida não é o mesmo que padrão de vida, pois padrão de vida refere-se á qualidade e quantidade de bens matérias.
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
Como o nome já diz, a Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações voltado para o bem-estar físico e mental do trabalhador. Ações como estas são compostas por preocupações com a segurança do ambiente físico, tratamento humano e condições favoráveis de realização de tarefas e metas.
A QVT refere-se à satisfação ou insatisfação com a própria carreira. Isto é, pessoas que gostam de seus cargos e tarefas, têm sua Qualidade de Vida no Trabalho mais alta do que aquelas que são infelizes em seu ambiente organizacional.
O livro Gestão da Qualidade de Vida na Empresa diz que “Um ponto que deve ser colocado é que os conceitos QV e QVT são amplos e multidisciplinares (ou interdisciplinares, em alguns casos), portanto, polissêmicos. Temas como saúde, satisfação, motivação, condições de trabalho, estresse, estilos de liderança, ecologia, condições econômicas, dentre outros, permeiam esses conceitos.”.
O que vemos nas organizações hoje?
A palavra Stress não tem sido utilizada com frequência em ambientes de trabalho à toa. O Stress é o resultado da pressão para cumprir metas e prazos, da quantidade de dever a ser cumprido, da desvalorização salarial, dos conflitos internos e até de fatores externos como o transito, que desencadeiam uma série de fatores negativos como a desmotivação, o cansaço e até problemas psicológicos como a depressão. Hoje os funcionários de uma empresa estão sujeitos a esses problemas, é muito difícil encontrar uma empresa que não tenham funcionários com problemas de stress, isso é normal do dia-dia.
Há quem acredite que um pouco de stress seja um bom estimulo para se trabalhar melhor. Isso talvez funcione com algumas pessoas, mas, na maioria dos casos o stress só traz fatores negativos, como tensão, angústia e queda de produtividade.
É por isso que a QVT veio para criar medidas que resolvam esses problemas. Ela cria e sugere soluções como:
• Investimento em gestão de pessoas;
• Remuneração adequada;
• Atenção aos funcionários;
• Planos de carreira;
• Treinamentos;
• Ginástica laboral
Hoje em dia um fator que está presente em varias empresas é a Ginástica Laboral, ela que trás benefícios tanto para a empresa quanto para o funcionário, gera uma paz de espírito, uma alegria, uma vontade de trabalhar com mais prazer e isso trás pontos positivos.
A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais, como por exemplo, a LER (Lesão por Exercício
...