REALIDADE VIRTUAL: UMA REVISÃO CRITICA DA LEITURA DA PSICOLOGIA
Por: Carolina Resende • 9/11/2018 • Projeto de pesquisa • 4.595 Palavras (19 Páginas) • 355 Visualizações
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CAROLINA CLEMENTE RESENDE
REALIDADE VIRTUAL: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA EM PSICOLOGIA
Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para a obtenção do Título de Psicóloga.
Orientadora: Profa.Virginia Turra
Brasília
2017
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Monografia de autoria de Carolina Clemente Resende, intitulada REALIDADE VIRTUAL: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA EM PSICOLOGIA, apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Psicóloga da Universidade Católica de Brasília, em 23/05/2017, defendida e aprovada pela banca examinadora abaixo assinada:
____________________________________________
Profa. Dra. Virginia Turra
Orientadora
Universidade Católica de Brasília - UCB
____________________________________________
Profa. Dra. Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione
Membro da banca
Universidade Católica de Brasília - UCB
(Carol, esta página é para você, SE QUISER, fazer uma dedicatória do seu trabalho, ou prestar homenagem a alguém de significado especial na sua vida pessoal e/ou profissional. Se não quiser, não tem problema, então delete essa página.)
Dedicatória dedicatória dedicatória dedicatória dedicatória.
AGRADECIMENTO
Carol, aqui você coloca os seus agradecimentos, SE QUISER, não é obrigatório.
Carol, aqui você pode colocar uma epígrafe, mas também não é obrigatória, só se quiser. É uma citação, um pensamento, algo que esteja relacionado ao trabalho. Só se rolar. Precisa colocar a fonte da citação. Se não quiser, delete essa página.
RESUMO
Referência: RESENDE, Carolina Clemente. REALIDADE VIRTUAL: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA EM PSICOLOGIA. Defendida em 2017. Quantidade de folhas. Monografia de Conclusão de Curso. Universidade Católica de Brasília, Publicada em 2017.
Resumo com tamanho entre 150 e 500 palavras.
Palavras-chave: Realidade Virtual. Psicologia.
ABSTRACT
Resumo traduzido para o inglês com tamanho entre 150 e 500 palavras.
Keywords: traduzir para o inglês.
Carol, aqui, SE TIVER, coloque, nessa ordem:
Lista de ilustrações - só se tiver gráfico, acho que não tem
Lista de tabelas - tem tabela
Lista de abreviaturas
Lista de siglas - eu acho que tem siglas, né? Vou catando as que já estão no texto.
Lista de símbolos
Lista de siglas
ONU - Organizações das Nações Unidas
RA - Realidade Aumentada
RC - Reabilitação Cognitiva
RV - Realidade Virtual
WAN - Wide Area Networks
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO4
- JUSTIFICATIVA DO PROJETO5
- OBJETIVO GERAL11
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS11
- METODOLOGIA.........................................................................................................1
- FONTES................................................................................................................12
- ANÁLISE DOS DADOS12
- CRONOGRAMA15
- REFERÊNCIAS..........................................................................................................17
INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é dar visibilidade aos recursos virtuais para a prática e pesquisa no campo da psicologia. O virtual é apresentado como uma pulsão falsa e faz-se necessário desconstruir o que julgo ser uma falsa dicotomia entre o real e o virtual. Para isso procedeu-se uma pesquisa bibliográfica sobre as concepções do mundo online, bem como de pesquisas que mostram importantes recursos práticos para a psicologia.
Desde o surgimento da Internet, advinda da resposta dos militares dos Estados Unidos contra a iniciativa Sputnick da União Soviética em meados da guerra fria (LIMA, 2000)[1], nunca se imaginou o impacto que essa nova rede de informação teria na sociedade mundial. Os iniciadores do projeto jamais poderiam imaginar que a Internet cresceria tanto quanto hoje. A tecnologia utilizada na época para transmissão de dados foi criada com o nome de Wide Area Networks (WAN), mas a linguagem utilizada nos computadores ligados em rede era muito complicada, por isso, na época, o potencial de alastramento da Internet não podia ser imaginado (MERKLE E RICHARDSON, 2000). Atualmente com 3,2 bilhões de usuários ao redor do mundo segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), o avanço da Internet, principalmente a partir da década de 90, fez com que surgissem ferramentas de comunicações diversas como por exemplo os e-mails, redes sociais e os jogos online. Com isso criou-se para a humanidade um novo ambiente o qual nunca havia sido experimentado: O Ambiente Virtual.
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