RELATÓRIO ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Por: biancarigler • 14/9/2020 • Resenha • 394 Palavras (2 Páginas) • 1.270 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
CAMPUS TATUAPÉ – RELATÓRIO ATIVIDADES COMPLEMENTARESi
Nome: RA:
Semestre: 1º Turma:
ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Livro
LOCAL:_____________________________________________________________________
DATA:29/08/2020 HORÁRIO:_________________________
RELATÓRIO:
Eu, Christiane F., a vida apesar de tudo, 2014
O livro que deu sequência à história de Christiane F., se passa a maior parte em Berlim. Nessa sequência, após lançar a sua primeira autobiografia, Christiane nos mostra como sucedeu sua vida após o lançamento do livro e filme. A leitura desse livro nos leva a refletir sobre o processo psicológico que levou Christiane para esse caminho, agregando em minha formação um estudo profundo sobre a dependência que ela desenvolveu por conta de todo problema que teve na infância e seus problemas familiares que não foram tratados, a visão que ela tinha era que a droga iria resolver todos os seus problemas, apesar de muitas tentativas. O livro Eu, Christiane F., a vida apesar de tudo, é uma autobiografia que pode auxiliar em futuros tratamentos psicológicos.
Em determinada parte do livro ela comenta sobre o dinheiro que ganhou com a publicação de sua biografia e que as pessoas chegaram a cogitar a ideia de que ela gastaria tudo em drogas, Christiane deixa claro que o fato dela ter dinheiro não a levaria mais para a prostituição, e em vários momentos de sua história, ela nos conta também, que conseguia parar com o consumo abusivo da heroína a hora que quisesse, porém é perceptível que a cada problema que ela tinha e não sabia como resolver, ela recorria à substância.
É possível articular esse livro com muitas disciplinas, principalmente a Teorias e Sistemas em Psicologia, ministrada no 2º semestre do curso de psicologia. Entendendo o Behaviorismo, me leva a pensar no fato de Christiane sempre ter um problema, recorrer à heroína e sentir que o problema foi resolvido, tem relação direta com a teoria de análise do comportamento (B. F. Skinner). Christiane tem um estimulo negativo (problemas a serem resolvidos e não sabe como), Christiane tem uma resposta (heroína), e a consequência (sensação de problemas resolvidos).
[pic 1]
Assinatura do Aluno:_____________________________________________
Assinatura da professora/monitor responsável:_____________________________
Data de Entrega:______/______/______
[pic 2]
iEsta ficha deve ser preenchida manuscrita pelo aluno responsável pela atividade.
...