RELATÓRIO DE ATIVIDADES ESTÁGIO BÁSICO IV
Por: Pollyana da Mata • 22/6/2017 • Relatório de pesquisa • 573 Palavras (3 Páginas) • 602 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
FACULDADE DE PSICOLOGIA
ESTÁGIO BÁSICO IV
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
ESTÁGIO BÁSICO IV
1o. Relatório apresentado por estagiária Pollyana da Mata Silva Nascimento, à Universidade Nove de Julho, como requisito parcial para a obtenção dos créditos referentes ao Estágio Básico IV, com ênfase em educação na área de processos educativos, sobre:
O Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade: uma leitura Psicanalítica.
Docente Supervisor:
Prof. Elaine T. Dal Mas Dias
São Paulo
21/03/2017
- Descrição de atividade realizada:
A atividade foi realizada com análise/leitura e discussão critica em sala de aula baseando-se no texto de FRANCA, publicado no JORNAL de PSICANÁLISE 45(82),191- 207.2012.
- Impressões Pessoais
A psicanalise se encontra a cada dia mais inserida no cotidiano escolar e social para esclarecer alguns fundamentos impostos nos diagnósticos envolvendo o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
A criança que tem o diagnóstico do TDAH, é inteligente, criativa e intuitiva, mas não consegue realizar todo seu potencial em função do transtorno que tem características como a desatenção, impulsividade e hiperatividade.[pic 2]
No Texto de FRANCA (2012), nos põe a reflexão sobre a história familiar, escolar, social e sentimentos da criança. Todo ser é único, suas características são individuais e precisam ser consideradas.
A partir disso o correto seria repensar nas estratégias metodológicas em relação ao meio e conflitos que essa criança está envolvida; precisam ser ouvidas, sem a depreciação “de ser incapaz” ou “doentes”.
Até hoje o TDAH nos deixa com muitas dúvidas, inclusive por muitos profissionais da saúde, que tratam apenas das suas consequências.
A falta do diagnóstico e tratamento correto geram grandes prejuízos na vida profissional, social, pessoal e afetiva da criança sem que ela saiba o porquê. Sem o tratamento correto, outros distúrbios vão surgir, a auto-estima fica cada vez mais comprometida, e consequentemente vai se isolando do mundo, sentindo-se muitas vezes um “grande vazio”.[pic 3]
- Com base na Teoria
Na Teoria enuncia o TDAH como deficiência no processo de extinção de comportamentos, o que provoca comportamentos em excesso (hiperatividade). Para essa teoria, o TDAH caracteriza-se fundamentalmente como um transtorno da falta de motivação, que faz permanecer em atividades percebidas como tediosas. A causa é a deficiência parcial ou total no controle da atenção, além de deterioração das funções motoras. Tais sintomas são modificados ao longo do desenvolvimento infantil e da interação da criança com o meio familiar e social.
...