ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS PIPA IV
Por: JocyRocha • 28/10/2017 • Trabalho acadêmico • 8.784 Palavras (36 Páginas) • 412 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS - ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PIPA IV
(4º SEMESTRE)
BRASÍLIA - DF
2015
Lucas Pereira Santos. RA: C25AHJ-6
Jociane da Rocha Vaz RA: C2834D3
Andreza Rocha dos S Pereira RA: C244FE7
APS - ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
O processo de provimento de recursos humanos
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA IV – trabalho apresentado como exigência para avaliação dos 4º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação do professor
Roberto Bandeira.
BRASÍLIA- DF
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I 6
1.0. Conceituação Teórica 7
1.1. Planejamentos de recursos humanos 7
1.2. Análise de estrutura de RH 7
1.3. Previsões das necessidades futuras 8
1.4. Plano de RH 9
1.5. Processo de Recrutamento 12
1.6. Tipos de Recrutamento 13
1.7. Recrutamento de Seleção 15
1.8. Recrutamento 18
1.9. Seleção 18
CAPÍTULO II 27
2.0. Estudo de Caso 27
2.1.Perfil da Organização 27
2.1.1 Apresentação da Empresa 28
2.1.2 A Força de trabalho 28
2.1.3 Produtos e Clientes 32
2.1.4 Principais Concorrentes 32
2.1.5 Principais Insumos 33
CAPÍTULO III 34
3.0 Processo de Provimento 34
3.1.Coleta de dados 34
3.2. Análise dos dados 34
CAPÍTULO IV 36
4.0 Sugestões de Melhoria 36
4.1 Conclusão 36
CAPÍTULO V 37
5.0 CONCLUSÃO 37
6.0. REFERÊNCIAS 38
LISTA DE FIGURAS
Figura I 29
Figura II 29
Figura III 30
Figura IV 30
Figura V 31
INTRODUÇÃO
As Atividades Práticas Supervisionadas é um instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade. Tem por objetivos: desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros bacharéis, favorecer um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos de disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e analise de importantes temas e desafios presentes em uma organização/empresa em situação real.
O projeto aqui apresentado visa destacar a importância do processo de provimento de recursos humanos dentro do conceito de administração em recursos humanos (RH). Foram realizadas revisões bibliográficas de artigos da Internet e livros procurando coletar e descrever informações sobre a importância e técnicas empregadas no processo de recrutamento e seleção na organização, bem como identificar as competências necessárias que um candidato as assumir um cargo deverá possuir, diminuir riscos e custos nos processos por tratar-se de ferramentas valiosas para um bom desempenho e valorização da empresa no marcado competitivo de negócios.
Trabalhando sobre a empresa Aliança Administradora de Benefícios de Saúde S/A, será feita uma análise sobre o campo de estudo designado para a APS, processo de provimento de recursos humanos, dentro do estudo realizado sobre a organização, será observado se a empresa usa o melhor desenho de processos para maleabilidade e diante das mudanças necessárias para um melhor e sempre positivo resultado.
O projeto procurará esclarecer os aspectos fundamentais que subsidiam os conceitos de visão, estratégia, planejamento e gestão para implantar de forma eficiente e eficaz o provimento, recrutamento e seleção de candidatos que estejam realmente aptos a ocuparemos cargos de acordo com as necessidades da empresa. E também, tem-se como objetivo explanar os métodos de avaliação de todo esse processo para se alcançar a excelência.
CAPITULO I
1.CONTEITUAÇÃO TEORICA
1.1. Planejamentos de recursos humanos
Oplanejamento de recursos humanos compreende o processo gerencial de elaboração de um plano que projeta as eventuais modificações na estrutura de recursos humanos de uma organização. O planejamento deve assegurar que a organização tenha as pessoas certas, no lugar certo, no momento certo, desempenhando com eficiência e eficácia as tarefas que lhes forem destinadas (Sobral 2013).
De forma mais especificas, cabe ao planejamento do RH:
- Determinar as necessidades de recursos humanos;
- Detecta as eventuais redundâncias e avaliar as possibilidades de reconversão;
- Definir as necessidades de treinamento para os trabalhadores atuais;
- Avaliar o impacto de novas tecnologias e de novas formas de organização do trabalho na atividade da empresa.
A elaboração do plano de RH deve-se processarem duas etapas: 1)analise do estado atual da estrutura de recursos humanos da organização e 2) avaliação das necessidades futuras de pessoal.
1.2. Análise de estrutura de RH
Segundo Sobral (2013) aanalise do estado atual da estrutura de Rh permite aos gerentes a avaliação das habilidades e talentos disponíveis em uma organização. Essas informações são obtidas por intermédio de um inventario de recursos humanos, no entanto, não basta ter as informações sobre a estrutura de RH em dado momento; é preciso prever as modificações futuras nessas estruturas. Essas modificações podem ocorrer por rotação interna ou por rotação externa, com base nessas informações a organização pode projetar o perfil de seus trabalhadores em determinado período.
...