RELATÓRIO: PROVAS DE DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO
Por: Darllan nascimento • 7/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 7.364 Visualizações
RELATÓRIO: PROVAS DE DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4
2. PROVAS OPERATÓRIAS APLICADAS…....................................................................... 5
2.1 AVALIAÇÃO DAS PROVAS OPERATÓRIAS………………......................................... 7
3. CONCLUSÃO………………………….............................................................................. 9
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................10
INTRODUÇÃO
As aplicações das provas de diagnóstico piagetianas têm o intuito de avaliar e investigar o nível operatório referente às noções de conservação, classificação e seriação da criança, assim será compreendido o funcionamento cognitivo do examinando, ou seja, a sua forma de raciocinar. O conjunto de provas não são consideradas como um teste psicológico (de nível mental ou personalidade), portanto é bem comum que durante a aplicação de alguma prova a criança consiga adquirir tal noção (que talvez não tenha sido adquirida antes, pois a criança não vivenciou uma situação que tivesse estímulos suficientes).
2. PROVAS OPERATÓRIAS APLICADAS
Realizamos 5 provas de diagnóstico operatório diferentes em uma criança de 6 anos:
PROVA 1 - OBJETIVO: Avaliar noção de conservação de pequenos conjuntos:
Separamos 7 fichas amarelas e 7 fichas azuis, pedimos para que a criança escolhesse uma coleção de fichas e então, pedimos para que ela fizesse duas filas com as fichas de cores diferentes, perguntamos se as duas filas tinham a mesma quantidade de fichas, se ambas eram iguais. Após isso, colocamos as fichas azuis (da fila de baixo) com um espaço entre elas e perguntamos para a criança onde ela achava que tinha mais fichas sem contar, apenas observando.
PROVA 2 - OBJETIVO: Avaliar noção de quantidade de matéria (conservação):
Usamos massinha de modelar para esta prova, primeiro pedimos que a criança fizesse duas bolinhas iguais, em seguida perguntamos se tinha a mesma quantidade. Logo depois fizemos com uma das bolinhas uma salsicha e então, novamente, perguntamos a criança onde ela achava que tinha mais massinha ou se era a mesma quantidade, seguimos com a aplicação e fizemos a outra bolinha virar uma “pizza” e mais uma vez fizemos as perguntas.
PROVA 3 - OBJETIVO: Avaliar noção de comprimento (conservação):
Pegamos duas correntes, deixamos uma esticada e a outra colocamos em baixo dobrada a fazendo ficar menor, depois perguntamos se as correntes eram do mesmo tamanho ou se uma era menor que a outra.
PROVA 4 - OBJETIVO: Avaliar noção de classificação:
Para aplicar esta prova, separamos bichinhos de diferentes cores e tipos, então pedimos a criança para ela separar procurando um critério, ou seja, por categoria. Feito isso, pedimos para que a mesma escolhesse outro critério e desta vez, os separasse de uma outra forma.
PROVA 5 - OBJETIVO: Avaliar noção de seriação:
Separamos 7 canudos com diferença de 1,5cm entre eles e pedimos para que a criança os colocassem em ordem (crescente ou decrescente), em seguida pedimos para que ela ficasse de olhos fechados e contasse até cinco, tiramos um canudo do meio, então ela abriu os olhos e a pedimos que colocasse ele de volta no mesmo lugar que ele estava para que a sequência ficasse correta.
2.1 AVALIAÇÃO DAS PROVAS OPERATÓRIAS
PROVA 1:
A criança reparou que separamos as fichas azuis (e por conta disso a quantidade mudou), mas na hora de justificar ela não consegue explicar o porquê houve esta mudança e a fila das azuis aparentava ter mais fichas, ou seja, ela consegue compreender a questão da quantidade, porém não consegue responder.
PROVA 2:
A criança consegue dizer se a massinha está igual ou diferente, mas fica confusa com a mudança de forma no momento em que perguntamos em qual tem mais quantidade. Também não conseguiu justificar claramente.
PROVA
...