RESENHA: METODOLOGIA DE ENSINO EM PSICOLOGIA MÉDICA E ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE
Por: Jhulianne Santos • 10/11/2019 • Resenha • 396 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Com o intuito de sanar dúvidas frequentes apresentadas pelos alunos no curso de Medicina quanto aos aspectos humanos do paciente, é ministrado pelos autores uma técnica criada para a disciplina de Psicologia Médica que consiste fundamentalmente em três passos:
1. Ao longo do curso, abordar temas relacionados a entrevista clínica
2. Criar um roteiro de entrevista que não prenda o entrevistador, porém lhe fornece uma base
3. Os alunos executam relatórios sobre a prática relacionando a teoria aprendida ao longo do curso.
Os autores ressaltam a importância de conhecer fundamentalmente o paciente, além dos sintomas apresentados por ele já que a doença se apresenta no determinado contexto histórico psíquico e social, sendo que raramente os sintomas são alheios a isto. O uso adequado das técnicas de entrevistas apresentados na parte teórica da disciplina, como por exemplo o silêncio funcional, permite estabelecer uma relação de confiança com o paciente. No campo da psicologia médica, é possível apontar as possíveis relações do paciente com o processo de adoecimento, e é importante questionar: Como a equipe de saúde pode ajudar este paciente?
Um exemplo citado pelos autores é o caso de Joãozinho, que tinha sofrido um atropelamento e se encontrava no hospital para a sua terceira cirurgia no pé. Joaozinho relatou o sonho em que era atacado por um Urubu, e diz que sentiu muito medo dele. Mais tarde, a equipe descobriu que seu pai foi expulso de casa recentemente por agressão, e havia o ameaçado coincidentemente, no mesmo dia fora atropelado, sendo assim, estabelecia uma relação de transferência entre pai – urubu – equipe médica, logo ele apresentava resistência com os procedimentos, e como forma para ajudar, a equipe médica passa a pedir permissão para o toque em seu corpo, e lhe contar o que será feito.
Para a execução do relatório pelos alunos, existem algumas instruções apresentadas pelos professores:
1. Escrever os dados fornecidos pelo paciente em forma de narrativa
2. Relacionar a teoria com dados não verbais
3. Fazer uma autorreflexão
Assim, é possível que o profissional faça uma reflexão para atribuir algum significado a situações de vida dolorosas, fazendo uma anamnese para comunicação com os colegas. Após isso, é feita a avaliação do professor. A técnica foi aplicada há cinco anos, e resulta na sensibilização dos alunos de medicina a escutar as demandas psíquicas e emocionais do paciente, além de trata-lo apenas como um sintoma.
...