Reabilitação Física: Um Caminho Para Adaptação Profissional.
Resenha: Reabilitação Física: Um Caminho Para Adaptação Profissional.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mogos • 23/11/2013 • Resenha • 304 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
Reabilitação física é um termo utilizado para fazer com que o individuo que esta incapacitado consiga exercer algumas atividades diárias. E essa reabilitação engloba vários profissionais da saúde, e o psicólogo também é fundamental, porque o paciente precisa ter um equilíbrio emocional para conseguir chegar ao objetivo proposto da reabilitação.
Inicialmente é feito uma avaliação psicológica do paciente e da família, para saber como eles estão lidando com na patologia do paciente. Porque sem o tratamento psicológico adequado o paciente pode desenvolver uma depressão ou um estado de insatisfação, insegurança e até sentimento de inferioridade.
Muitos pacientes não conhecem a patologia e dessa forma veem a sua situação de uma forma distorcida. Então eles são orientados a lidar com a patologia e o tratamento.
A Santa Casa de São Paulo dividiu alguns grupos de patologias como:
-Fibromialgia: Onde os pacientes apresentam muita ansiedade e depressão, e eles veem a dor como o centro de sua vida.
_Lesão Medular: Os pacientes compartilham suas dificuldades com os demais, uma troca muito significativa. Nesse caso alguns pontos são muito relevantes, como, a dependência de alguém e a dificuldade na locomoção, porém a maioria usa isso como uma forma de isolamento, que na visão deles é o melhor a fazer.
Amputados: Apresentam uma ansiedade muito grande para colocar logo a prótese, porém é feito um trabalho para a reconstrução da imagem deles, e a aceitação dos seus limites.
A Psicologia também atua com o paciente internado e sua família, a maioria deles reagem bem, e os que não reagem são encaminhados para outros especialistas como psicoterapeutas, já que muitas vezes a família vê o paciente como coitado, um peso, ou então querem fazer tudo para o paciente.
E a psicologia atua como os profissionais também, para melhorar a forma de lidar com o paciente, e para que saibam das reais expectativas de melhora do paciente.
...