Relação do Filme Tempos Modernos Com o Efeito Howtone
Por: Maryiel • 19/6/2016 • Resenha • 324 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
COMPARAÇÃO ENTE O FILME TEMPOS MODERNOS E O EFEITO HOWTHORNE
O filme aborda criticamente como eram tratados os funcionários das fábricas no inicio do século xx. As empresas não se preocupavam com o bem-estar do funcionário nem com as condições em que eles trabalhavam, o importante era apenas a produção. Os funcionários tinham que trabalhar sem desperdiçar o tempo para não interferir na produtividade. Tinham que ficar na mesma tarefa o tempo todo, fazendo movimentos repetitivos com a máxima rapidez. O controle dos donos era muito acirrado e o funcionário estava sendo supervisionado até enquanto ia ao banheiro para que não perdesse tempo e consequentemente produtividade fazendo que as condições físicas e psicológicas do funcionário fossem completamente ignoradas.
Outro ponto interessante dessa época é que o funcionário passava a vida fazendo o mesmo trabalho, ou apertava um parafuso, ou encaixava uma peça na outra. A mão de obra era tão especializada e mecanizada que é provável que a maioria dos funcionários nunca tivessem visto qual era o produto final de seu trabalho.
A qualidade de vida do funcionário mostrada no filme Tempos Modernos provavelmente era péssima devido à falta de investimento na saúde do funcionário, no ambiente de trabalho, e o exagero nas cobranças por produtividade.
A pesquisa realizada em uma fábrica em Howthorne no ano de 1924 tinha a proposta de melhorar o ambiente de trabalho, deixando mais agradável, para melhorar a produtividade. Com o desenvolver do estudo descobriram que os funcionários produziam mais porque se sentiram importantes para a empresa. Isso aumentou nos funcionários o sentimento de estima e autorrealização.
Ao se sentirem importantes, os funcionários produziam mais e possivelmente estavam mais satisfeitos no trabalho. Isso mostra a importância das Relações Humanas no ambiente de trabalho. Cada vez mais o funcionário produz dentro de uma empresa à medida que sente que suas necessidades de estima e autorrealização são satisfeitas, pois assim se sente parte da empresa, um contribuinte importante para o produto final.
...