Relacionamento da linguagem e do pensamento
Artigo: Relacionamento da linguagem e do pensamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: primopindai • 15/5/2014 • Artigo • 629 Palavras (3 Páginas) • 403 Visualizações
CURSO: LICENCIATURA PLENA COM ENFASE EM PEDAGOGIA
LINGUAGEM E FALA
MARIA APARECIDA SANTOS
PINDAÍ/MAIO
2014
MARIA APARECIDA SANTOS
LINGUAGEM E FALA
Trabalho apresentado à Instituto de Formação Teológica IFET de como requisito parcial para obtenção de nota do curso de licenciatura plena com ênfase em pedagogia.
Orientador - Daniel
PINDAI/MAIO
2014
1. Linguagem
A consistência do comportamento humano, tal como ele é,deve-se inteiramente ao fato de que os homens formularam seus desejos e posteriormente os racionalizaram sobre a forma de palavras. Então para o bem e para o mal, as palavras fazem de nós seres humanos o que realmente somos desprovidos da linguagem seriamos como cães e gatos.
1.1 Possuindo a linguagem.
Possuindo a linguagem, somos homens e mulheres capazes de continuar no crime, não vemos que na virtude heróica, capaz de realizações intelectuais além da esfera de qualquer animal.
1.2 Sem a linguagem.
Sem a língua não poderia existir como nós os conhecemos a cultura humana, o comportamento social e o pensamento. Mas embora ninguém negue o papel central da linguagem na vida humano, definir a natureza desse papel tem sido um problema difícil e persistente desde o inicio da filosofia .
2. Fala
2.1 A fala é um processo físico tangível que resulta na produção dos sons da fala, ao passo que a língua é um sistema intangível de significados e estruturas lingüísticas.
3. Pensamento
Para Watson e seus adeptos, pensamento e fala são a mesma coisa, assim, tornando o pensamento diariamente disponível ao estudo científico, na forma de medição de movimento da musculatura da fala.
A posição Russa é de que a linguagem e o pensamento estão intimamente ligados.
3.1 Fala e pensamento.
Os psicólogos cognitivos como Vygostky e Piaget ocupam-se de fala e pensamentos na medida em que a fala esta envolvida na comunicação de conhecimento entre as pessoas.
Contudo, mais especificamente, eles se ocupam com a linguagem e com o pensamento isto é, com as relações entre lingüística interna e estrutura cognitiva.
3.2 O fluxo do pensamento.
O fluxo do pensamento não é acompanhado por um desdobramento simultâneo da fala. Os dois processos não são idênticos e não há correspondências regidas entre as unidades de pensamento e da fala. É especialmente evidente quando um
...