Relacione os tempos históricos e os marcos para a psicologia
Por: 1369-9k • 21/10/2021 • Trabalho acadêmico • 407 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
Relacione os tempos históricos e os marcos para a psicologia:
(1) A razão (ou intelecto) é definida como uma característica humana, ora entendida como elemento aprisionado temporariamente ao corpo (matéria), ora com elemento inseparável do corpo.
(2) A alma imortal é o elemento que liga o homem a Deus, prova da manifestação divina, por isso a Igreja se preocupou com a sua interpretação ao longo do tempo, evitando seu desvirtuamento.
(3) Ascensão da visão aristotélica de que o homem em sua essência busca a perfeição por meio de sua existência, surgiu em meio à contestação da Igreja e das formas de se construir o conhecimento.
(4) O renascimento e o iluminismo serão períodos históricos que jogam o sujeito humano em um processo de individuação e profunda transformação de diversos setores da humanidade.
( ) São Tomaz de Aquino, para justificar as novas relações entre Deus e o homem,
( ) Mundo psicológico encontrado na Grécia Antiga, que sustenta as principais teorias correntes.
( ) Esse período demarca a evolução da ciência como modo para a construção do conhecimento, que será adotado pela psicologia científica.
( ) Visão que foi sustentada por Santo Agostinho.
Relacione a ordem correta dos enunciados acima.
a) 3, 2, 4 e 1
b) 1, 2, 3 e 4
c) 3, 1, 4 e 2
d) 2, 4, 1 e 2
Considerando a História da Psicologia no Brasil, aponte alguns marcos que você considerou relevantes e relacione com a importância da memória histórica para a compreensão de uma epistemologia da psicologia.
O estudo da história da psicologia traz muitos aspectos importantes capazes de nos situar sobre a construção de um saber científico sobre essa disciplina. Com base nesse entendimento, observe as assertivas, a seguir:
I – A psicologia é uma ciência desde a antiguidade, com destaque à Grécia antiga, mas apenas muito posteriormente o órgão da razão foi relacionada à cabeça.
II – Mesmo antes da Psicologia ser delimitada como disciplina, duas teorias afins haviam sido formuladas pelos gregos, a platônica, que concebia a alma como imortal e separada do corpo, e a aristotélica, que concebia a alma como mortal e pertencente ao corpo.
III – São Tomás de Aquino retoma a teoria aristotélica para argumentar a essência do homem, divina e assim perfeita, que se pode alcançar pela existência. A busca pela perfeição é a busca a Deus.
Marque a assertiva correta
a) Apenas a III é verdadeira
b) I e III são verdadeiras
c) I é falsa
d) Todas são falsas
e) Todas são verdadeiras
...